TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  7.583 Palavras (31 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 31

2 CONTEXTO EMPRESARIAL

Seguem ao texto os principais meios de funcionamento do contexto empresarial.

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Henri Fayol (1841-1925)

Nascido em 1841, na Constantinopla, foi a primeira pessoa a conceituar as funções administrativas e fundar a Teoria Clássica. Graduou-se como engenheiro de minas aos seus 19 anos, logo após, começou a trabalhar em uma mineradora: a S.A. Commentry-Fourchambault. Dedicou sua vida toda trabalhando nesta empresa, onde acabou ocupando o cargo de gerente de um grupo de minas após seis anos. Em 1888 a empresa passava por uma grande crise. Fayol foi nomeado diretor geral e em pouco tempo reergueu-a. Foi a partir dessas experiências que ele desenvolveu seus métodos administrativos.

Naquele tempo, Frederick Winslow Taylor já era conhecido como o “Pai da administração científica”. Diferente dele, Fayol resolvia os problemas das organizações a partir da ótica do nível diretivo, ou seja, de cima para baixo. Além disso, trabalhava todos os níveis de organizações em qualquer que fosse a empresa; já Taylor, voltava seus estudos apenas para o nível operacional.

Fayol publicou um livro em 1916, conhecido como Administração Industrial e Geral, onde enfatizava a gerência, e que acabou sendo um marco na história do pensamento gerencial.

Segundo ele, “Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Prever é perscrutar o futuro e traçar o programa de ação; organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa; comandar é dirigir o pessoal; coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços; controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.”

04

Suas funções administrativas são utilizadas até os dias atuais e são à base de pesquisas, sendo utilizados muito mais do que as de Taylor, porém ao decorrer do tempo sofreram algumas mudanças.

Essas mudanças foram se aperfeiçoando a partir do pensamento de Fayol. Veja como elas eram apresentadas por cada autor que fez parte dessas mudanças:

Fayol: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Gulick: planejamento, previsão, organização, administração do pessoal, direção, coordenação e controle.

Urwick: Investigação, previsão, planejamento, organização, comando, direção, coordenação, informação e orçamento.

Koontz e O’ Donnell: planejamento, organização, designação do pessoal, direção e controle.

Newman: planejamento, organização, liderança e controle.

Dale: planejamento, organização, direção e controle.

Atualmente realizadas através de planejamento, organização, direção (ou liderança) e controle, as funções administrativas têm como principal tarefa alcançar os resultados de uma organização por meio de um administrador, e é por meio dessas funções que o processo administrativo é constituído.

O que é processo administrativo?

São todos os planos que se tem a uma organização. Para que ocorra o processo administrativo deve-se organizar os recursos necessários e analisar como está o processo para realização de seu plano, assim verá se seus objetivos estão sendo alcançados.

Esses processos são realizados através dessas quatro funções básicas da administração:

05

Planejamento: é a principal função da administração, pois é através dele que uma empresa irá se preparar e traçar todos os seus objetivos e suas metas para o desempenho futuro da mesma. É através do planejamento que o sucesso de uma ação irá ser definido.

O planejamento pode ser definido por níveis diferentes, que são o estratégico, o tático e o operacional. No planejamento estratégico as decisões são tomadas a partir dos objetivos gerais de uma empresa, onde geralmente é realizado a longo prazo, buscando a posição da mesma no ambiente. O planejamento tático utiliza do estratégico como base. Nele, os detalhes dos objetivos gerais de uma empresa são específicos de como serão alcançados. Diferente do estratégico, o planejamento tático é realizado a curto prazo. O planejamento operacional é o que tem menor peso entre os três, pois nele serão utilizado procedimentos específicos para as partes mais inferiores das empresas. Também é realizado a curto prazo.

Organização: seu trabalho é reunir e coordenar todos os recursos que serão precisos para que os objetivos de uma empresa sejam alcançados. Nela serão designadas as tarefas de cada pessoa e os departamentos que essas tarefas serão dividas. É a parte em que as pessoas são responsáveis pelo plano desenvolvido pela empresa e onde o desenvolvimento de seu trabalho é representado graficamente através do organograma.

Direção: é o modo que as pessoas são influenciadas a cumprir suas atividades corretamente para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Controle: é o monitoramento das atividades para compará-las se está sendo executada do modo em que o planejamento foi estabelecido. É através do controle que há a observação para corrigir algo a tempo de que o plano não tenha o sucesso esperado.

2.2 PATRIMÔNIO

06

Conjunto de bens de uma pessoa ou empresa que se compõe de direitos, que é tudo o que uma entidade tem a receber de terceiros e obrigações, onde estão todas as dívidas dessa entidade.

Para analisarmos a situação de uma empresa ou pessoa não devemos nos basear apenas em sua quantidade de bens e direitos. É preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com