TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado para o melhor entendimento do contexto empresarial, tendo como base nos fundamentos administrativos e contábeis no qual teremos informações claras sobre como o processo decisório envolve diferentes ações dos usuários das informações em busca de melhores condições para as empresas, mostrando que os elementos administrativo-contábeis são fundamentais para que as organizações por meio dos seus administradores atuem no mercado atual que por sinal é muito competitivo e sofrem modificações diárias.

2 A IMPORTÂNCIA DA ADMNISTRAÇÃO

A administração tem como principal objetivo reunir recursos financeiros, humanos e materiais suficientes para a execução de metas e objetivos de forma eficaz e eficiente uma organização empresarial.

A análise administrativa é de extrema importância, pois as decisões tomadas possuem impactos subsequentes diretos nas entidades, sendo que qualquer resolução errada pode acarreta em consequências cruciais.

A administração nasceu a partir das necessidades de sobrevivência do homem, onde que era necessário que os povos dessem origem a práticas capazes de proteger seus próximos em um sistema de colaboração dividindo funções através de um conjunto de funções administrativas formando uma organização.

Segundo Maximiano (2007), organizações são grupos sociais orientados e decididos a realizar um objetivo, que desta forma, esse processo de realização de um objetivo torna-se um processo de distribuição de produtos de serviços.

A administração tornou-se independente no século XVIII durante a Revolução Industrial a partir do conceito da divisão do trabalho demonstrado por Adam Smith em 1776 e surgindo como ciência somente no século XX. No entanto foi a Revolução Industrial um dos grandes marcos para administração através da invenção da máquina a vapor possibilitando o aparecimento de uma organização trabalhista e que semeou a prática da divisão do trabalho tendo como representantes Henry Fayol, Fredrich Taylor e Henry Ford formando a escola clássica da administração.

Segundo Chiavenato (2000 apud Silva, 2010, p. 14) Com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1989) e sua aplicação à produção, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época [...]

Henry Fayol é considerado um dos contribuintes mais importantes na evolução administração. Um dos conceitos que Fayol defendia era que a administração deveria ser considerada uma atividade distinta das demais atividades dentro de uma organização empresarial e que os funcionários deveriam ser orientados de forma correta pelo setor gerencial da empresa seguindo funções básicas que compõe a administração.

2.1 FUNÇÕES ADMINISTATIVAS

Segundo Maximiano (2004) para entender Administração é preciso o entendimento da atribuição do administrador desempenhado nas organizações empresariais.

Ter conhecimento da administração não é somente uma necessidade dos especializados na área, mas sim de todas as pessoas. Para que um profissional execute suas funções de forma eficiente através dos recursos disponíveis é preciso sempre estar em conjunto com os métodos administrativos constituídos pelas funções de planejamento, organização, execução e controle.

2.1.1 Planejamento

Planejamento é um conjunto de ações estabelecidas pelas entidades para obtenção de eficácia administrativa evitando medidas incertas que prejudiquem nas tomadas de decisões de seus administradores.

Para que o planejamento seja bem sucessido é preciso saber o que realmente deve ser executado sem deixar espaços imprevisíveis definindo as suas prioridades.

2.1.2 Organização

Organizar consiste em uma reunião de medidas que uma empresa utiliza para a execução de metas e objetivos estabelecidos no planejamento.

2.1.3 Execução

Chiavenato (1995), execução “é a função que exige a maior dose de flexibilidade, de amortecimento de impactos e, principalmente, de orientação das pessoas quanto ao rumo certo no alcance dos objetivos pretendidos”.

É na execução onde que se determina se o planejamento e a organização são adequados através dos resultados obtidos.

2.1.4 Controle

Controlar é constituído pela asseguração de que os resultados obtidos são ajustáveis às metas estabelecidas pela entidade verificando se as mesmas estão de pleno acordo com o planejado, e se necessário tomando medidas de correção.

3. A CONTABILIDADE E SEUS OBJETIVOS

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio de uma entidade empresarial, ou seja, ela fornece informações necessárias para a tomada de decisões relativa à situação futuras.

A contabilidade teve origem no século XIII no Renascentismo e evoluiu no século XV a partir do primeiro registro contábil impresso em 1494 com autoria do Frei Luca Pacciolo, no qual embasava o método das partidas dobradas explicando que para todo débito existia um crédito e vice-versa.

3.1. Conceito de patrimônio

De acordo com Athar (2007), Marion (2009) e Müller (2007) entendem que patrimônio é o conjunto de bens direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa física ou a uma empresa.

3.1.1. Bens

São representações utilizadas para a satisfação das necessidades de pessoas e empresas e podem ser classificados em:

a) Tangíveis: são os bens concretos, tendo como exemplo os veículos, móveis e imóveis;

b) Intangíveis: que são todos os bens que não são constituídos de matéria. Exemplo: as marcas e softwares.

3.1.2. Direitos

São todos os bens de uma organização empresarial que está sob poder de terceiros em troca de pagamento. Exemplo: Vendas a prazo, dinheiro em banco.

3.1.3. Obrigações

São todos os bens de terceiros em poder de uma empresa. Exemplo: Empréstimos, impostos a pagar.

4. FONTE DE RECURSOS

É de grande importância que o administrador tenha conhecimento de como são organizadas as demonstrações financeiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com