TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

EMPREENDER COM SUCESSO É PRECISO PLANEJAR

Transformar uma ideia em um grande negócio é a aspiração de todo empresário. Quem já se aventurou por esse caminho sabe bem o quão difícil é chegar ao objetivo traçado. Os primeiros passos dão a sensação de uma missão impossível. A maioria dos projetos definha no meio do caminho. Mas há inúmeras histórias de pessoas que começaram praticamente sozinhas e hoje comandam grandes organizações. Toda empresa que hoje é de grande porte já foi pequena um dia. Todos os empreendedores que estão à frente delas já experimentaram fracassos significativos, porém, tiraram proveito deles, aprenderam a persistir, a focar nas demandas do mercado e a buscar novas maneiras de fazer acontecer.

Ao decidir abrir um negócio é necessário definir a administração como processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado. Conforme Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e como podem ser exploradas e defrontas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes e nas ações. Stoner (2004) afirma que planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos ou lógicas, e não em palpites. O estabelecimento de metas requer muitas vezes investimentos em treinamentos e incentivos aos funcionários é á parte crucial de uma boa administração.

Outra função administrativa é a organização. Organizar é também saber seguir o planejamento corretamente atribuindo tarefas e certamente agrupando estas tarefas em departamentos específicos. Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. Para que tudo ocorra da melhor forma possível, o papel da liderança é outra função administrativa que deve está presente. Liderar significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essências infundindo nestes funcionários o desejo de desempenhar um nível mais alto, tornando assim uma função cada vez mais importante. Já a função controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos. O controle envolve o monitoramento das tarefas de maneira a manter a organização no caminho proposto e em direção as metas estabelecidas. È importante para o empreendedor olhar para a situação da própria empresa definindo os rumos que o negócio irá tomar nos meses futuros, o empresário também precisa ficar atento para as oscilações da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, como: renda e produto, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, nacional e mundial. Em muitos casos, é possível prever com alguma antecedência quais serão os próximos movimentos da economia com base nos números revelados por tais indicadores. E se há movimento na economia, ele pode chegar até as finanças do negócio. Por isso, é essencial que o empresário fique atento.

Algumas variáveis econômicas exercem grande influência no dia a dia das empresas, como a inflação e o salário. A economia brasileira passou por sucessivas experiências de planos econômicos, pois, a instabilidade na economia colocava o Brasil em condições desfavoráveis nos mercados interno e externo. Nos últimos anos, com a implantação do Plano Real (1994), a inflação alcançou níveis baixos, em relação à década de 1980, no qual diversos planos de estabilização foram concebidos sem sucesso.

Com o controle da inflação, os insumos ou matéria-prima deixaram de impactar no orçamento das empresas de forma negativa, como acontecia no passado, ocasião em que as empresas perderam a competitividade por terem que elevar constantemente os preços dos bens e serviços para o consumidor final.

Para que o empreendedor cresça de forma segura, é indispensável a contabilidade como fonte de informação. Afinal, os registros contábeis irão fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos, auxiliando a administração a tomar decisões.

Os negócios e as constantes mudanças nos ambientes empresariais, exigem maior controle e planejamento de gestão, com eficiência e eficácias na realização de suas atividades. O controle consiste num conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidas e operacionalizadas para garantir certeza a cerca da confiabilidade, que pode ser depositada nas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas e elaboradas de acordo com os princípios da contabilidade.

Toda empresa possui metas a serem alcançadas, os gestores e proprietários visam lucratividade, crescimento e estabilidade, valores esse que correspondam ao crescimento e reconhecimento empresarial. Empresas de pequeno porte são inovadoras e empreendedoras e na função de garantir a proteção do patrimônio, é importante verificar e analisar a existência e atuação do controle como meio de visualizar todos os procedimentos desenvolvidos internamente na empresa, para que através dessa análise possa ser traçados novos caminhos e investimentos.

O contador como conhecedor terá uma visualização geral econômica da aplicação do controle do patrimônio como gestão, pois através de auditorias somente esses profissionais terão capacidade de interpretar e avaliar a utilização e aplicação do controle patrimonial na análise de ameaças e oportunidades identificando também pontos forte e pontos fraco.

A competitividade no mercado vem crescendo rapidamente, obrigando assim as empresas se adequar aos novos cenários econômicos, desenvolver produtos e prestar serviços com qualidade e de maneira inovadora, ou seja, o mercado está voltado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com