TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  3.184 Palavras (13 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.1 PLANEJAMENTO 4

2.1.1 CONTROLE 5

2.1.1.1ORGANIZAÇÃO 6

2.1.1.1.1DIREÇÃO 7

3 PATRIMÔNIO 7

4 FONTES DE RECURSOS 7

4.1 CAPITAL SOCIAL 8

4.1.1 CAPITAL DE TERCEIROS 8

5 ANÁLISE DE MERCADO 9

6 DEMANDA 10

7 OFERTA 10

8 EQUILÍBRIO DE MERCADO 11

9 ESTRUTURA DE MERCADO 11

10 CONTABILIDADE SOCIAL 12

11 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais, pequenas e médias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. O presente trabalho irá mostrar o que é necessário para que uma empresa possa ser administrada da melhor maneira possível. A contabilidade possui uma importância significativa dentro da administração e organização de uma empresa, trazendo uma enorme contribuição permitindo novas técnicas de planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros e humanos. Dentro do contexto empresarial também será abordado o tema da Contabilidade Social que hoje em dia é fundamental para um bom funcionamento de uma empresa.

2 .FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Para Silva (2009,p. 150):

Henry Fayol foi quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas. Na época a necessidade era realizar a diferenciação entra as funções operacionais e de gestão. Esse foi um passo importante para que a administração pudesse ser encarada como profissão.

Ainda ressaltamos que:

Fayol ainda definiu seis grupos de operações que poderiam ser encontrados em toda empresa econômica, assim descritos por Ferreira et tal.(2006,p.59):

• FUNÇÃO TÉCNICA: constituída por atividades relacionadas a produção;

• FUNÇÃO COMERCIAL: atividades relacionadas com compra,venda e permuta de produtos;

• FUNÇÃO FINANCEIRA: atividades relacionadas a captação de recursos financeiros;

• FUNÇÃO SEGURANÇA: atividades relacionadas a proteção do patrimônio da empresa;

• FUNÇÃO CONTÁBIL: atividades relacionadas aos registros contábeis e a produção de documentos como balanços e estatísticas.

• FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: caberia a esta função a integração das outras cinco funções. Para Fayol, nenhuma das outras tem a incumbência de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores.

É importante ressaltar que:

Ainda, Henry Fayol definiu cinco elementos básicos do processo administrativo, utilizados até os dias de hoje que são: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Esses elementos fazem parte das funções administrativas que podem ser encontradas não só nos níveis hierárquicos mais altos, mas também proporcionalmente em outros níveis. A determinação das funções administrativas abriu a possibilidade de se formar administradores e criar o ensino da administração.(SILVA,2009,p.29).

2.1 PLANEJAMENTO

Assim definimos que:

Essa função administrativa é considerada a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras. (SILVA, 2009, p 151).

.“Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (KAWASNICKA, 1995 apud SILVA, 2009, p. 151).

Importante ressaltar que:

O planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. O Planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional. No planejamento estratégico são tomadas as decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. O Planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos, que deverão ser executadas pelas várias áreas da organização. No planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos. Todos os níveis do planejamento devem apoiar.(SILVA,2009, p 151).

2.1.1 CONTROLE

Para Silva (2009, p, 153):

Controle é uma função administrativa que envolve o processo de monitoramento das atividades para ter a certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e para corrigir qualquer desvio significativo.O controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado será atingido.Um sistema de controle eficaz dá a certeza de que as atividades são completadas de maneira que conduzam aos objetivos da organização. A eficácia de um sistema de controle é determinada pelo quanto facilita o alcance do objetivo, quanto mais ele ajudar os gerentes a alcançar os objetivos de suas organizações, melhor será esse sistema de controle. Existem três abordagens diferentes para projetar os sistemas de controle: controle de mercado, controle burocrático e o controle do clã.

Quadro 1– características para os sistemas de controle

Tipos de controle Características

Mercado Usa os mecanismos do mercado externo, como a competição de preços e a participação relativa no mercado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com