TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Da Produção

Exames: Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.927 Palavras (12 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho será a elaboração de um relatório que retrate a importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) para as empresas.

Atualmente o Planejamento e Controle da Produção são muito importantes dentro de uma organização, pois o Planejamento garante um suporte ao sistema produtivo para garantir que a fabricação do produto programado para certo período seja exercida com êxito cumprindo o prazo de entrega e qualidade do produto.

O objetivo do Planejamento e Controle da Produção é produzir com eficiência, utilizando de maneira correta os insumos utilizados na fabricação do produto se que ocorra desperdício, assim diminuindo o custo de matéria prima, produzindo com qualidade e tempo previsto de entrega do produto.

1 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA ADMINISTRAÇÃO Planejamento e Controle da Produção consistem em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com inicio e término de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo. Nos dias atuais existem departamentos especializados apenas no PCP, sendo estes dedicados as atividades mais operacionais do cotidiano de produção.

O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorre antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa.

Portanto a função do PCP requer um modo de pensar que objetive responder a indagações referentes aos diversos questionamentos sobre o que será feito, como, por quem e com que recursos, bem como onde e quando será executado.

O planejamento de produção define todos estes fatores, a partir do projeto de desenvolvimento do produto que vai ser manufaturado, fornecendo os dados básicos para o estabelecimento da programação.

O objetivo global do PCP não envolve somente o planejamento, mas também a programação (definição de quando fazer) e o controle do que foi estabelecido, não deixando que o objetivo final seja desviado do plano, ou ainda, decidindo sobre quaisquer mudanças que possam ocorrer, caso, defeitos ou falhas do planejado passem a atuar no sistema.

Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto.

O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos.

Planejar e controlar significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados.

O objetivo do planejamento e controle da qualidade é, então, obtê-la e mantê-la. São importantes porque levarão a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção.

Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, conseqüentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente.

“Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda”. (SLACK et al., 1997, p. 347)

Planejar e controlar são atividades interdependentes e inter-relacionadas, pois enquanto a primeira promove a eficiência do processo produtivo, a segunda mantém essa eficiência. E, principalmente, tanto o planejamento quanto o controle estão relacionados à busca da qualidade, que é um requisito fundamental e imprescindível dos produtos e garantia da lucratividade da empresa.

O planejamento e controle da produção são, em suma, instrumentos gerenciais de grande importância para as empresas, pois os planos orientarão a produção e o controle permitirá que os mesmos sejam implementados de forma eficiente na prática pelas empresas.

2 - PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO – CAPACIDADE FINITA.

Planejamento, Programação e Controle da Produção existe para normalizar o processo produtivo de uma indústria, determinando O QUE e QUANDO fazer, utilizando a disponibilidade em mão de obra e instalações, dimensionando a necessidade de matérias primas e controlando para que os prazos previstos sejam cumpridos. Deve comandar eficientemente a produção, desejando a necessária coordenação entre as diversas áreas.

O Planejamento da Produção preocupa-se em utilizar o mais eficientemente possível a capacidade verificada e é executada pelo PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção.

O Planejamento e controle da capacidade é a forma como as operações realizam o nível de atividade de agregação de valor que elas podem alcançar em condições normais de produção em um período. Essa função, normalmente, é conhecida como planejamento e controle agregados, pois os cálculos de demanda e capacidade costumam ser realizados de forma agregada, que não discrimina entre os diferentes produtos e serviços que uma operação produtiva pode fazer.

A capacidade de uma operação depende de sua visão sobre a demanda atual e futura, e torna-se muito importante quando a demanda futura é diferente da demanda atual. Quando uma organização necessita lidar com uma demanda variável, diversas decisões sobre a capacidade precisam ser tomadas. Isso compreende escolher a capacidade ótima para cada local, balancear os diversos níveis de capacidade das operações na rede e programar as alterações da capacidade de cada parte da rede de operações produtivas.

Várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com