TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrupção política

Tese: Corrupção política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Tese  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 12

CULTURA é um conceito de várias acepções, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”em ROMA na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos). Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia (o termo alemão “Kultur” – cultura – se aproxima mais desta definição). Em um estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura.

Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite. Ela possibilitou o surgimento da dicotomia entre “cultura erudita” e “cultura popular”, melhor representada nos textos de Matthew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das sociedades ocidentais.

INDIVIDUO um representante da espécie, um ser unico e individual que quando se agrupa a outros individuo, formam a sociedade.

A SOCIEDADE pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade.

Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico.

Diversos fatores contribuem para os problemas sociais e muitas vezes um problema esta associado ao outro, tornando mais complexa à solução e sendo necessário o envolvimento dos mais diversos setores da sociedade.

Corrupção política

As fraudes públicas custam ao país bilhões de dólares por ano. Elas ocorrem quando governantes funcionários públicos e pessoas do setor privado usam o dinheiro dos impostos para se beneficiar e enriquecer.

O desvio de dinheiro dos cofres públicos pelos corruptos prejudica principalmente a população mais pobre do país. Esse dinheiro, que deveria ser investido na construção de casas populares, no saneamento básico, em educação, na melhoria de hospitais públicos e nos transportes, é transferido para a conta bancária de alguma pessoa ou de um grupo.

Quando ocorre esse desvio, muitas melhorias em portos, estradas, escolas, universidades, postos de saúde, etc. não são feitas, contribuindo para o atraso econômico do país e a manutenção da pobreza.

Mas a corrupção não existe só entre os políticos. Quando alguém suborna um funcionário público para conseguir favores do governo também está sendo corrupto. Assim, precisamos estar atentos para não praticar atos corruptos, nem permitir que os outros pratiquem.

Educação

Nem todas as escolas públicas brasileiras têm as condições adequadas para que os alunos estudem.

Sem estímulos, muitos estudantes abandonam a escola antes de completar a formação básica, o que no futuro dificultará sua entrada no mercado de trabalho.

Segundo dados da UNESCO, Países ricos investem 71% a mais no ensino fundamental que o Brasil.

Somente se pusermos a educação no centro das políticas, o Brasil terá como romper o ciclo de pobreza e exclusão.

Exclusão social

Aproximadamente 25% da população brasileira não têm acesso à moradia, educação, saúde, emprego e alimentação dignos de um cidadão.

Esse grande número de brasileiros sofrem a chamada exclusão social, isto é, eles não têm acesso às condições mínimas previstas na constituição brasileira.

O fator responsável por este quadro é a má distribuição de renda entre a população, ou seja, poucos têm muito e muitos têm pouco.

Mercado de trabalho

São milhões de brasileiros procurando emprego.

Muitos têm poucas chances de conseguir um, porque têm baixa escolaridade e, assim, não estão qualificados para ocupar as vagas disponíveis.

Para sobreviver, grande parte dos desempregados faz o chamado "bicos", ou seja, pequenos serviços que rendem pouco dinheiro (ambulantes, carregadores, diarista etc.). Esse tipo de ocupação é denominado subemprego.

Saneamento básico

Saneamento básico é o conjunto de medidas que visam à saúde e à qualidade de vida da população. São elas: tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto e lixo, limpeza e preservação de rios, represas e praias.

Um sistema adequado de coleta e tratamento de água, lixo e esgoto é importante para proteger a saúde da população evitando a proliferação de doenças.

Apesar da importância do saneamento básico, apenas 51% dos brasileiros dispunham desse serviço. Os 49% restantes estão mais sujeitos a contrair doenças, pois vivem em lugares sem saneamento básico. Além disso, são esses 49% que menos dispõem dos serviços de saúde pública, que são precários.

A taxa de mortalidade entre crianças de 1 a 6 anos nas áreas que não têm coleta de esgoto é maior do que nas áreas que dispõem desse serviço.

A boa notícia é que o número de brasileiros atendidos pelo saneamento básico vem aumentando. Porém o país ainda terá de investir muito por mais vinte anos para atender a toda a população.

Violência

A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer.

Ela se apresenta nas mais diversas configurações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com