TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crack - Doença Ou Fuga

Pesquisas Acadêmicas: Crack - Doença Ou Fuga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 10

CRACK

DOENÇA OU FUGA?

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psiclogia.

Prof. Lisnéia Aparecida Rampazzo

Ibotirama

2012

SUMÁRIO

Introdução ....................................................................... 04

Desenvolvimento ....................................................................... 05

Conclusão ........................................................................ 09

Anexos ......................................................................... 10

Bibliografia ........................................................................... 12

INTRODUÇÃO

Com o crescimento do consumo e dos problemas relacionados ao uso do crack, surge grande desafio para implementação de uma política de atenção aos problemas com drogar no Brasil.

Esse desafio exige respostas eficazes do governi e da sociedade, na construção de um programa de intervenção integrada, que inclua ações relacionadas a promoção da saúde, de conscientização e informação sobre os riscos do uso do crack, disponibilização de serviços de atendimento, estudo clínicos sobre tratamento, dentre outros.

O surgimento e o aumento rápido do consumo do crack desde da década de noventa incrementa a gravidade deste problema amplificando e aumentando a vulnerabilidade especialmente para parcelas mais carentes da população. No Brasil, o consumo cresceu, principalmente, entre crianças, adolescentes e adultos que vivem na rua, motivando pressões diversas sobre a população pela necessidade de ações que deem aos usuários de crack oportunidade de viverem de forma digna e com saúde. Assim como o uso de outras drogas, agrava problemas sociais, traz sofrimento para indivíduos e famílias e tem consequências econômicas importantes.

O uso e os problemas relacionados ao seu consumo não são diferentes do que acontece com outras drogas. Mas há diferenças, e para que as ações empreendidas sejam efetivas, há necessidades de conhecer de forma mais profunda os problemas relacionados ao uso dessa droga. A necessidade se estende a importância de capacitar os profissionais que lidam no dia a dia com as pessoas que usam crack e seus familiares e nesse contexto aos profissionais de saúde e conselheiros municipais.

DESENVOLVIMENTO

Crack é uma forma distinta de levar a molécula de cocaína ao cérebro. Sabe- se que a cocaína é uma substancia encontrada em um arbusto originado da região dos Andes, sendo a Bolívia, o Peru e a Colômbia seus principais produtores. Os nativos desta região mascam as folhas da coca desde antes da chegada dos conquistadores espanhóis no século XVI. No século XIX, a planta foi levada para a Europa onde se identificou qual era a substância que provocava seu efeito. Esta foi, então, chamada de cocaína.

A partir daí, processos químicos passaram a ser utilizados para separar a cocaína da folha da coca, gerando um pó branco, o cloridrato de cocaína. Desde o século XIX, este pó branco é utiliza por usuários de cocaína, seja por meio de sua inalação nasal, seja dissolvida em água pela sua injeção nas veias. Utilizam diferentes processos de fabricação, além do pó branco, podem ser produzidas formas que podem ser fumadas. São elas: a merla, a pasta de coca e o crack .

O modo de uso da droga mas comum, denota seu simbolismo: lata de alumínio, cinza de cigarro, tudo que se pode não apenas considerar lixo, mas ao mesmo tempo diz da frieza e falta absoluta de preocupação com qualquer aspecto da saúde, aliás o que dirá dos efeitos da exposição do alumínio no organismo. O suposto atrativo desta droga é o baixo custo da mesma (cerca de 5 reais a pedra), porém, ledo engano, já que é a droga que mais leva a perdas financeiras por incrível que pareça, pois a pessoa a fuma durante dois, três dias quase que ininterruptamente, pois o efeito dura cerca de dez minutos, então no final das contas é uma falsa imagem de droga barata, pois seu consumo é desenfreado. Na verdade o crack é a loucura potencializada do próprio sistema de consumo que talvez inveje o mesmo, um produto para ser consumido diariamente, apelando de todas as formas possíveis para obtê-lo.

a) Qual a representação social do uso do crack em nossa sociedade, ou seja, como a população compreende esse problema?

O perfil do usuário da droga passa essencialmente pela solidão, já que boa parte dos usuários gosta de consumir a droga sozinhos, em hotéis ou motéis, a não ser que não tenham recursos para o mesmo, consomem em grupo. A quase ausência de cheiro da droga (levemente borracha queimada) facilita seu uso em quase qualquer local, este é um dos fatores que também ajudou a disseminar tal entorpecente. Inicialmente a droga como disse era consumida quase que por indigentes digamos, (nos estados unidos é conhecida como a cocaína dos mendigos), para após se disseminar em todas as classes sociais; Diz-se que vários outros tipos de drogas induzem ao uso do crack, tipo maconha e álcool. Da mesma forma que os anabolizantes, sites de namoro que aceleram os relacionamentos, cortando fases cruciais dos mesmos, cirurgias de estômago para apressar regimes, então se criou também uma droga acelerada em todos os aspectos (dependência e efeitos colaterais).

Por trazer grande euforia, sentimento de prazer instantâneo, desperta a curiosidade, mais uma prova do devastador poder desta droga, pois ao contrário de outras, arrasta quase que todos para seu redemoinho malévolo. O crack é o resto de cocaína misturada com bicarbonato de sódio, amônia e água destilada que resulta nas pedras que são fumadas no cachimbo ou lata; nesta última se amassa a mesma, se coloca cinza de cigarro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com