TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crack, um problema social

Por:   •  4/9/2015  •  Abstract  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

RESUMO............................................................................................................IV

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................5

2 PORTA DE ENTRADA AO MUNDO DO CRACK        6

2.1 MOTIVAÇÃO AO CONSUMO..........................................................................6 e 7

2.2 CONQUENCIA DO USO ............................................................................7 e 8

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

5 REFERÊNCIAS        9

 RESUMO

O Crack, hoje em dia é um assunto que ainda tem muito a ser debatido entre diversos ramos da sociedade. O uso desta droga é considerado a morte serena e acelerada, entre os usuários sem perspectiva de cura, ou melhora de sua condição. Deixando à quem de seus familiares ou terceiros. O presente trabalho tem por finalidade abordar esse tema, expondo suas diferentes classificações e formas, traçando uma visão histórica até os dias de hoje. A discursão deste tema envolve princípios religiosos, morais, éticos, sociais e até mesmo jurídicos sobre como combater e inserir este indivíduo novamente dentro da sociedade.

Devido a complexidade e a polêmica do assunto apresentamos uma visão sob o aspecto social sobre os questionamentos ao combate e tratamento do crack no Brasil, elaborando uma comparação com o que ocorre no mundo em relação a este tema. Vemos a questão dos direitos à vida, a saúde e a dignidade, entre suas implicações em relação ao Crack.

PALAVRAS - CHAVE

Crack; Degradação Humana; Droga do Silêncio; Vida; Dejeto Humano


  1. INTRODUÇÃO

Esta atividade tem por objetivo tornar possível a analise e compreensão do rápido avanço do uso de drogas como o Crack, como foco principal seus efeitos no que diz respeito ao campo emocional do indivíduo e seus familiares, que de perto acompanham toda esta problemática. Através desta atividade vamos compreender e visualizar em forma de texto um perfil psicossocial dos usuários de drogas, a situação em que se encontra e qual a forma de articulação necessária para fomentar uma politica social de atendimento e essa demanda cada vez maior de pessoas necessitadas de amparo médico, emocional e social.

Diante o exposto, esta atividade justifica-se pela relevância de que se faz necessário a reflexão onde uma vez que ao encararmos a dependência química como doença entenderemos ser necessária uma intervenção intersetorial formando uma corrente de apoio entre saúde, educação, cultura, política e até mesmo religiosa quando necessário for, promovendo assim, a inclusão social do indivíduo, tratando-o não como dejetos humanos, mais como pessoas que precisam de ajuda, possibilitando o desenvolvimento de atitudes com vistas a um melhor desempenho profissional, criando um ambiente propício à transformação das praticas existentes.


  1.  PORTA DE ENTRADA AO MUNDO DO CRACK

Segundo estudiosos, a porta de entrada para o mundo das drogas na maioria das vezes é por hedonismo, curiosidade, alívio da dor e sofrimento que, provavelmente, torna-se futuramente algo devastador aumentando assim a comunidade de pessoas que enfileiram neste mundo desconhecido. A partir disso, uma vez entregue, o indivíduo perde totalmente a noção do que lhe espera, e destrói não somente sua vida, mais juntos leva sua família, a vida em sociedade, e o convívio de acordo com os princípios morais.

Devido às repentinas mudanças do mundo atual, e até mesmo por surgimento dos ”modismos” o que aumenta o atrevimento, e a curiosidade de muitos em experimentar as diversas ofertas da sociedade fracassada. Devemos refletir em como chegamos a tal ponto de degradação humana? O que podemos fazer para sair deste circulo vicioso sem grandes prejuízos para os que se entregam de corpo e alma para ele? Para início de reflexão devemos entender que o problema é de todos à responsabilidade é de todos, e entendendo desta maneira podemos iniciar um ensaio buscando a solução deste problema. Em meio a tantas tentativas fracassadas precisamos despertar o bom e velho senso autocrítico, para dar-se-á aí um retorno buscando uma solução através dos diversos setores da sociedade, como meio para dar o pontapé inicial nessa busca.

  1. 2.1 MOTIVAÇÃO AO CONSUMO

A partir do final dos anos 80, percebeu-se que o perfil de vários usuários até então elitizados, expandiu-se também através de todas as camadas sociais, tendo em vista do aumento crescente desta espécie mais barata da cocaína, o CRACK, com seu efeito mais rápido e devastador, esta droga levou muitos usuários em busca de atendimento nos hospitais, porém pouco se sabia sobre as reações após o uso. As ocorrências muitas vezes com seus sintomas disfarçados, juntamente com o numero de atendimentos hospitalares inespecíficos é um problema que deve ser revisto, pois assim evita-se que a na real conjuntura muitas vezes maquiada não haja a mobilização necessária na busca de uma solução para o caso.

Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem: Recreação; problemas pessoais e sociais; influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas; sensação imediata de prazer que produzem; a facilidade de acesso e obtenção; desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades; fuga; estimular; acalmar; ficar acordado ou dormir profundamente; emagrecer ou engordar; esquecer ou memorizar; fugir ou enfrentar; inebriar; inspirar; fortalecer; aliviar dores, tensões, angústias, depressões; aguentar situações difíceis, privações e carências; encontrar novas sensações, novas satisfações; força do hábito; ritual; autoconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com