TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cras Porta De Entrada Aos Direitos Sociais

Ensaios: Cras Porta De Entrada Aos Direitos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.......................................................................................5

CONCLUSÃO....................................................................................................9

REFERÊNCIAS................................................................................................1

1INTRODUÇÃO

O projeto de ação "CRAS porta de entrada aos direitos sociais: divulgação do cras nas escolas" foi construído com base nas observações e experiências vivenciadas no decorrer do período de estágio curricular obrigatório Projeto foi elaborado e desenvolvido no Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, que se localiza na Avenida Edson Guerra, n° 620, Alto Santo-Ce.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

As políticas sociais em Alto Santo tem sido realizadas por meio da ação social do município através da prestação de um atendimento qualificado às populações carentes e vulneráveis, promovendo o acesso aos mínimos sociais, tais como saúde, educação, previdência social, a moradia e muitas outras.

O CRAS atende a todas as faixas etárias desde jovens e crianças até idosos, e gestantes. O atendimento do CRAS destina-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, da falta de escolaridade, dos relacionamentos sociais e familiares, das discriminações em geral.

O usuário ao requisitar o atendimento é recebido pelos profissionais que realizam o cadastro familiar e verificam a necessidade. Se o usuário não estiver dentro do perfil do CRAS o mesmo e direcionado para outro tipo de atendimento que lhe for conveniente.

O CRAS de Alto Santo tem uma faixa de quatro atendimentos diários, desde que apresentem as necessidades e as vulnerabilidades sociais que caracterizam a situação de pobreza e de risco social. O projeto de ação "CRAS porta de entrada aos direitos sociais: divulgação do cras nas escolas" tinha como principal objetivo a divulgação do cras, os projetos e serviços ofertados pela instituição na comunidade escolar, levando os cidadãos a reconhecer seus direitos.

A equipe era composta por: estagiário, assistente social, orientador social e psicólogo, se reuniam pelo menos uma vez na semana a fim de discutir eventuais falhas, e buscar alternativas para superar as dificuldades encontradas, sendo tudo registrado em relatórios. Durante a realização da palestra eram entregues questionários para serem respondidos como forma de se observar se as ações proposta estavam fazendo diferença na realidade das mesmas.

DESENVOLVIMENTO

Através da realidade vivenciada no estagio I, e consequentemente analisada criticamente no estágio II, o projeto foi elaborado e desenvolvido no CRAS de Alto Santo-Ce, tendo como público-alvo pais, alunos, professores e toda comunidade escolar do centro da cidade de Alto santo. Foi anunciado em todas escolas do centro da cidade e enviados convites para que os mesmos pudessem comparecer as suas respectivas escolas no horário e local onde seria realizada a palestra.

Foi um momento de interação, sendo iniciado com a apresentação da equipe CRAS e o aluno estagiário logo em seguida um vídeo sobre direitos sociais e logo depois se deu início à palestra. A apresentação foi feita através de slides, os quais contemplavam esclarecimento sobre o que é o CRAS, quais são os projetos e atividades que são ofertados e quem tem direito de participar desses projetos. Houve uma explicação bem sucinta sobre esses temas abordados, reflexões e debates sobre direitos sociais e os mais variados tipos de violência doméstica e a importância de fazer a denuncia.

O tema "CRAS porta de entrada aos direitos sociais" foi bem debatido, abrindo espaço para a comunidade escolar manifestar suas dúvidas e fazer sugestões, foram feitas orientações sobre a garantia dos direitos, cidadania e de convivência familiar e comunitária. Foi reforçado a importância do CRAS em apoiar as famílias e prevenindo-as em situações de riscos no território onde vivem esses indivíduos inserindo-os assim na rede de proteção social e promovendo os meios necessário para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e garantindo o acesso aos direitos de cidadãos. A divulgação das ações do cras tinha como propósito de atingir as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e não tem acesso aos benefícios.

Foi entregue panfletos informando sobre o cras e suas atividades. Houve relatos por parte da comunidade escolar sobre o desconhecimento das politicas e direitos sociais, houve também uma participação muito satisfatória por parte de toda comunidade escolar, os mesmos tiraram suas dúvidas a respeito dos assuntos tratados e de seus diversos aspectos, assim como também relataram suas vivencias e opiniões sobre o assunto abordado.

Surgiu a ideia por parte da Assistente Social da realização de novos encontros e palestras com temas socioeducativos que poderiam interferir na vida de toda comunidade escolar. Os temas mais pedidos para serem abordados nos próximos encontros e palestras foram:

drogas, gravidez na adolescência, violência conta a criança e o adolescente, violência contra a mulher e Programa Bolsa Família do qual surgiram muitas duvidas sobre quem tem direito, condicionalidades, recadastramento.

Foi um momento de muita euforia por parte do publico ouvinte que precisou ser controlado para podermos voltar ao tema principal da palestra.

Foi de grande importância palestra de divulgação do cras onde foi possível observar o desconhecimento do publico sobre esta instituição a palestra de divulgação do cras onde foi possível observar o desconhecimento do publico sobre esta instituição, sobre trabalhos e atividades que são oferecidos e a concepção que o publico tinha de associar o trabalho do Assistente Social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com