TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Credito E Cobrança

Trabalho Escolar: Credito E Cobrança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Crédito e Cobrança

Aspectos para a cobrança dos créditos em atraso

Identificada a inadimplência, o primeiro passo da empresa é enviar uma carta ou fazer um telefonema lembrando ao cliente de sua conta vencida.

Após o primeiro aviso, se a conta não for paga, é feito um segundo contato, em tom mais assertivo, comunicando tratar-se da última tentativa de negociação, para evitar o registro do cliente em órgão de proteção ao crédito. Se ainda assim a conta não for quitada, a empresa efetua o registro em órgão de proteção ao crédito e é feita uma notificação extrajudicial. O título é encaminhado para protesto ou é acionado o Juizado Especial (Pequenas Causas).

1) Controle

Mantemos um controle permanente e atualizado da carteira de vendas a prazo, utilizando, uma planilha eletrônica ou nosso sistema informatizado específico para cobrança com os dados consolidados da carteira de crédito, como: identificação do cliente, seu limite de crédito, valor dos saldos devedores, parcelas vencidas, etc.

2) Ações de cobrança

São implementadas a partir do atraso do pagamento por parte do cliente, como a seguir:

Etapa 1

Após o vencimento da parcela de financiamento, a empresa envia uma carta educada ou faz contato por meio de um telefonema amigável, lembrando ao cliente de sua conta vencida. Se o cliente tem um motivo aceitável para o atraso e demonstrar intenção firme em quitar o débito, um novo acordo pode ser feito para viabilizar o recebimento.

Etapa 2

Se a conta não for paga, é feito um segundo contato, por carta ou telefonema, em tom mais assertivo, comunicando tratar-se da última tentativa de negociação, para evitar o registro do cliente em órgão de proteção ao crédito. A essa altura, cortamos totalmente o crédito do cliente.

Etapa 3

A empresa efetua o registro em órgão de proteção ao crédito e é feita uma notificação extrajudicial.

Etapa 4

O título é encaminhado para protesto.

Negociação

Contatamos o devedor inadimplente rapidamente, logo após o vencimento da dívida. Questionamos o motivo do atraso, ouvimos suas alegações e utilizamos argumentos para tentar convencê-lo a quitar o débito imediatamente. Se o cliente não puder pagar de uma só vez, acertamos uma nova data para pagamento ou negociamos novo parcelamento da dívida, incorporando juros e multas por atraso.

Inscrição em Órgãos de Proteção ao Crédito

Tal medida deve ser tomada caso as demais ações de cobrança não tenham surtido efeito.

Notificação extrajudicial

A notificação extrajudicial é o expediente que pode ser adotado pelo credor quando, por advogado ou oficial de cartório, comunica ao devedor que ele está inadimplente e que, dentro de determinado prazo, deve regularizar seu débito sob pena de encaminhamento de cobrança judicial, com acréscimo dos encargos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com