TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento E Desenvolvimento Económico

Pesquisas Acadêmicas: Crescimento E Desenvolvimento Económico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Economia

Diferença entre crescimento economico e desenvolvimento económico

No nosso dia a dia, falamos de crescimento economico e de desenvolvimento económico como se fossem conceitos semelhantes...Porém, na Economia, estes conceitos têm significados diferentes. Quando falamos de crescimento económico estamos a referir-nos ao PIB (produto interno bruto).

Por outro lado, o desenvolvimento económico implica um conceito mais abrangente. Engloba o bem-estar de uma nação, os níveis de educação, saúde e outros indicadores que possam realçar/refletir o bem-estar de uma população.

Crescimento económico-Aumento sustentado de uma unidade económica durante um ou vários períodos longos. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto(PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB).

Fontes do crescimento económico moderno

-Progresso tecnico

Muitas foram as sociedades que tentaram alargar o seu crescimento económico atraves do aumento do fator capital ou do fator trabalho ou de ambos.

Contudo surgiu uma outra forma mais eficaz para alargar o crescimento económico- o progresso técnico.

Ainda hoje se fazem sentir os efeitos positivos gerados pela máquina a vapor.

Relacionado com o progresso técnico, temos o progresso tecnológico que esta associado com a capacidade de inovação das sociedades e ocorre através das alterações no processo de produção e/ou através da introdução de novos bens e de serviços na sociedade. Hoje em dia, os computadores são um grande exemplo da alteração do processo de produção.

O progresso técnico não é igual em todas as sociedades. Tal facto deve-se aos diferentes investimentos na educação e nos processos de investigação e desenvolvimento (I&D).

Relativamente aos inventivos a investigação, é de notar a presença ou ausência de bolsas de investigação, a criação de patentes,...

-Aumento da dimensão dos mercados(interno e externo)

A dimensão dos mercados relaciona a capacidade de aquisição e o crescimento económico.

Aumento da procura interna- corresponde ao crescimento populacional e o aumento do poder de compra. Contudo o crescimento populacional não influenciará se houver falta de empreendedores, se não houver poder de compra e se houver falta de investimento.

Aumento da procura externa- corresponde ao aumento das exportações. Também relacionado com a abertura exterior poderá causar o crescimento económico, na medida que originará um maior investimento externo que influenciará no que diz respeito à melhoria da tecnologia e produtividade e a um aumento do poder de compra. E isso causará o tal crescimento económico.

-Investimento no capital

Corresponde ao aumento quantitiativo dos bens de produção colocados à disposição dos processos produtivos das empresas. Ou seja são as chamadas matérias-primas.

O capital pode ser físico ou humano. O físico corresponde na utilização dos recursos em equipamentos e viaturas. Por outro lado, o capital humano corresponde na utilização dos recursos com vista a melhorar as qualificações dos trabalhadores. Tal objetivo poderá ser “trabalhado” com a educação e formação profissional.

Características do crescimento económico moderno

-Inovação tecnológica

Por inovação tecnológica entende-se a adoção de novas metodologias a nível da produção, permitindo assim aumentar a produção em termos quantitativos ou em termos qualitativos, isto é, produtos tecnológicamente melhorados. Tais mudanças ou melhoramentos poderão advir das mudanças do equipamentos ou na organização da produção.

-Aumento da produtividade e da produção

-Diversificação da produção

-Alteração da estrutura da atividade económica

-Modificação do modo de organização económica

-Melhoria do nível de vida

As flutuações económicas e os ciclos económicos

A produção agregada, nas nossas economias capitalistas, apesar de ter como objetivo principal, uma tendência de crescimento económico, este está longe de ser um crescimento suave, flutuando com significativa amplitude.

Essas flutuações denominam-se por ciclos económicos.

Fases de um ciclos económico

Foi Schumpeter, economista marcante do século XX nascido a 8 de Fevereiro de 1883, que definiu as 4 fases para um ciclo económico:

-Boom-aumento que dura até ao pico

-Recessão-queda do pico até à média

-Depressão-queda do produto da média até ao vale

-Recuperação-aumento do produto até à média

Tipos de ciclo económico: quanto à duração

Ciclos de Shumpeter: duração das inovações que lhes dão origem;

Ciclos de Kitchin: duração entre os 3 e os 5 anos;

Ciclos de Juglar: duração entre os 6 e os 10 anos;

Ciclos de Kuznets: os ciclos têm a duração entre os 20 e os 25 anos;

Ciclos de Kondratiev: os ciclos têm a duração de 40 a 60 anos.

Revolução Industrial

Importância da Revolução Agrícola

A revolução Agrícola, consistiu no resultado de um conjunto de processos que visavam a grande e conhecida Revolução Industrial. Esta revolução muito contribui para uma revolução posterior- revolução industrial. Tais contribuições estão relacionadas com a libertação de mao de obra dos compos, favorecendo a procura de emprego nas cidades; acumulação de capitais por parte dos grandes propietários agrícolas permitiu o reinvestimento nos novos setores da economia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com