TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criança E Adolescente

Artigos Científicos: Criança E Adolescente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  3.425 Palavras (14 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE UBERABA

MÔNICA SOUZA FREITAS DE OLIVEIRA

QUEDIANE AMBROSIM BRUNELLI

OS IMPACTOS NA VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL ATENDIDAS NO PROJETO “RECRIANDO SONHOS”, DA PASTORAL DO MENOR.

CASTELO-ES

08/2012

UNIVERSIDADE DE UBERABA

MÔNICA SOUZA FREITAS DE OLIVEIRA

QUEDIANE AMBROSIM BRUNELLI

OS IMPACTOS NA VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL ATENDIDAS NO PRJETO “RECRIANDO SONHOS”, DA PASTORAL DO MENOR.

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à Orientação de trabalho de conclusão de curso I-TCC I: O Projeto de pesquisa da 7ª Etapa do Curso de Serviço Social. Professor\orientador: Luciene Leal Pimentel

CASTELO-ES

08/2012

Sumário

1. Introdução/Problematização 2

2. Justificativa do estudo 5

3. Problema de Pesquisa: 8

4. Objetivos 9

5. Objetivo Geral: 9

6. Objetivos Específicos: 9

7. Metodologia 10

8. Cronograma 14

9. Fundamentação Teórica 15

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

11. Anexos 17

Pré-sumário 17

Apêndices 18

Introdução/Problematização

Iniciamos a exposição do nosso problema conceituando o nosso objeto de estudo que é a vulnerabilidade social. Sua origem deu-se na área dos Direitos Humanos, referindo-se a grupos ou indivíduos fragilizados, jurídica ou politicamente, na promoção, proteção ou garantia de seu direito à cidadania.

Segundo Traverso-Yépez e Pinheiro(2002) o termo vulnerabilidade social está relacionado às conseqüências das desigualdades sociais atuais e as desvantagens que a população sofre, portanto este termo não se refere apenas às pessoas que se enquadram abaixo da linha da pobreza e sim a todos que são atingidos por esta situação de desigualdade social.

Assim, o conceito de vulnerabilidade social se torna visível quando as possibilidades que o sujeito social possui de se articular nas estruturas sociais e econômicas são restritas.

A Constituição de 1988 no seu artigo 227 diz que:

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988).

Portanto, o não acesso aos direitos fundamentais colabora para que os vínculos familiares e comunitários de crianças e adolescentes com suas famílias e comunidade sejam fragilizados e que os mesmos não tenham a chance de um futuro melhor.

Assim, a vulnerabilidade social se mostra como uma questão de desestabilização da economia, da precarização dos espaços de trabalho, da alta concentração de riqueza e renda na mão da minoria, características capitalistas.

Segundo Sartori (2003), essas características levam à falta de suprimento das necessidades básicas a boa parte da população aprofundando a miséria, a carência de condições materiais que contribuem para a moral, a ética e a formação de valores. Tal processo acentua cada dia mais, a exposição das crianças e dos adolescentes a situações de risco como a violência, a exploração do trabalho infantil, a exploração sexual, a drogadição, entre outros.

Nesse sentido, segundo Ayres Jr. et al (1999), a vulnerabilidade cresce com a falta de informações precisas, relevantes e diretas, a inacessibilidade aos serviços básicos, como também aos suprimentos e equipamentos.

A deficiência no acesso a bens e serviços, tais como educação, lazer, trabalho e cultura, colabora para o crescimento da situação de vulnerabilidade social. Elementos estes considerados fundamentais para o desenvolvimento dos recursos materiais e socioculturais.

Dessa forma, a vulnerabilidade social expressa a ineficiência das políticas públicas, conseqüência do Estado mínimo, onde se preconiza políticas pontuais, assistencialistas e fragmentadas, onde o Estado, seguindo uma orientação neoliberal, transfere sua responsabilidade à sociedade civil.

De acordo com Demo (2003), para superar essa situação é necessário que haja politicidade, ou seja, a população necessita pensar e intervir, no sentido de alcançar níveis crescentes de autonomia individual e coletiva, constituindo-se em sujeito, negando-se a ser objeto de pressões externas.

Assim, através de uma análise do Projeto “Recriando Sonhos” da Pastoral do Menor de Castelo-ES, pretende-se detectar o impacto do atendimento do mesmo no fortalecimento do vínculo de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social e suas famílias.

Avaliando o papel da Pastoral de co-gestor da rede sócio assistencial oferecendo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com