TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crianças E Adolescentes

Projeto de pesquisa: Crianças E Adolescentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

1 APRESENTAÇÃO

Este trabalho tem por como objetivo resgatar a população de um modo geral que participa do cenário do uso, prevenção, tratamento, redução de danos e reinserção social dos atores sociais dependentes do crack, os prejuízos que a droga traz ao organismo e a sociedade, sem deixar de analisar os fatores que favorece essa dependência sob o ponto de vista biopsicossocial enfocando os padrões sócio-demográficos que facilitam o uso desta droga.

Elevar a auto-valorização e dar um novo sentido de vida aos drogadictos com um trabalho voltado para os usuários e as famílias que procuram o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) na cidade de Medina-MG, através de um projeto de intervenção. O projeto será executado no Salão Paroquial da cidade de Medina – MG, onde serão convidados todos os PSF’s da cidade de Medina.

2 JUSTIFICATIVA

O projeto surgiu da necessidade de falar abertamente sobre drogas, de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Pois o alto índice de jovens envolvidos com drogas em nossa cidade nos últimos anos é assustador, muitas famílias perderam seus filhos para esse vício. Por isso é importante informar aos adolescentes sobre os malefícios do vício.

A instabilidade econômica contribui para o começo de envolvimento com as drogas, sendo assim torna-se relevante à elaboração deste projeto, visto que, tanto os adolescentes quanto suas famílias devido aos aspectos socioeconômicos e culturais não têm acesso às informações que tornam a advertência e a conscientização quanto ao uso de drogas essencial para a qualidade de vida da entidade familiar, tendo sido muitas vezes a ausência dessas informações o fator contribuinte para que os adolescentes iniciassem a vida infracional.

Numa perspectiva histórica podemos dizer que a droga tornou-se um problema de saúde pública a partir da metade do século XIX (BERGERET,1991). Hoje em dia convivemos com um crescimento significativo no consumo de substâncias psicoativas, que vem cada vez mais acompanhado do uso em idades cada vez mais precoces.

Contudo, esse projeto visa oferecer como forma de intervenção na advertência e conscientização quanto ao uso da droga.

3 OBJETIVOS

GERAL

O objetivo geral desse projeto é prevenir e conscientizar os adolescentes, suas famílias e a sociedade dos maléficos que o uso das drogas pode causar ao ser humano, resgatar a cidadania dessa população, que na maioria das vezes sente-se isolada pela família e pela sociedade sendo assim a exclusão como porta de entrada para os adolescentes ao mundo das drogas.

ESPECIFICOS

• Facilitar às famílias a conversação com as crianças e adolescentes.

• Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.

• Facilitar a percepção dos pais quanto aos sintomas das drogas nos jovens.

• Levar informações importantes sobre saúde aos usuários.

• Elevar a autoestima através de vídeos motivacionais.

• Proporcionar momento de descontração e interação entre os assistidos.

4 PÚBLICO ALVO

O público-alvo são os adolescentes de 12 a 17 anos e as famílias que procuram atendimento nos diversos PSF’s (programa de saúde da família), onde contam com a equipe do NASF, não importando as diferenças econômicas, sociais, religiosas ou qualquer outro tipo de discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com