TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crime

Casos: Crime. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

v A dinâmica da globalização, têm permitido aos grupos internacionais de crime organizado expandir a sua penetração. Os grupos criminosos não poupam despesas para corromper e chantagear governos e autoridades policiais ou judiciais , com isso e usando da violência e da corrupção, os mercados internacionais do crime se tornaram grandes centros de poder, que são agora capazes de operar fora dos parâmetros tradicionais, tirando partido de novas oportunidades e da capacidade de movimentação rápida para novas áreas geográficas. Os maiores grupos têm-se tornado mais globais nas suas operações enquanto que muitos dos pequenos se têm expandido para além das suas fronteiras nacionais, transformando-se em potências criminosas regionais.

Esse mercado fornece o tráfico de drogas (cocaína e heroína), armas de fogo, produtos falsificados, de recursos naturais roubados e até de pessoas , que são vítimas de tráfico para fins de exploração sexual ou de trabalho forçado, bem como de contrabando de migrantes, de pirataria marítima e de cibercrimes.Com lucros estimados em 870 bilhões de dólares ao ano, as redes do crime organizado se aproveitam da venda de mercadorias ilegais onde quer que exista demanda. Estas imensas receitas equivalem a mais de seis vezes o montante disponível para a assistência oficial para o desenvolvimento e são comparáveis a 1,5% do PIB mundial ou a 7% das exportações mundiais de mercadorias.

Apesar de ser uma ameaça global, os efeitos do crime organizado transnacional são percebidos em nível local. Os grupos criminosos podem desestabilizar países e regiões inteiras, minando a assistência ao desenvolvimento em determinadas áreas e aumentando a corrupção interna, a extorsão, a associação ilícita e a violência. Preocupado com esses efeitos , foi criado um relatório , pelos países da ONU, do conselho de segurança , e de organizações internacionais , com a intenção de neutralizar á ameaça causada por essa fator .

Tal relatório , mesmo com dificuldades de evidências ao tema , foi capaz de documentar o enorme poder e alcance global das máfias internacionais , o mercado atinge não só a região em que é inserido , mais em todo o planeta , por exemplo , mercadorias ilícitas são mandadas de um continente , onde é traficada por meio de um outro e um terceiro á comercializa , isso afeta a paz social , o desenvolvimento e poder de soberania das nações , essa tal ameaça é exposta pelo suborno aceito por políticos , e até mesmo militares , além da violência em si , e ainda o fato de termos que aceitar esse jogo de suborno , onde ‘’ fecham os olhos ‘’ para o tráfico .

O relatório buscou analizar vários itens do tráfico em si , como a exploração sexual com o tráfico humano , contrabando de migrantes , o mercado da heroína , o da cocaína , armas de fogo , tráfico de animais selvagens , produtos falsificados , cibercrimes , dentre outros , nessa analise feita , pode se observar que o valor estimado nesses mercados , são absurdos , e mesmo assim , pouca coisa é feita para se evitar tal atividade tão escandalosa , porém ninguém consegue explicar , como ressalta o relatório que diz que , uma vez que o crime se tornou global, respostas nacionais isoladas são inadequadas , elas apenas deslocam o problema de um país para o outro , é preciso ter respostas globais .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com