TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critérios para o estudo da ergonomia

Relatório de pesquisa: Critérios para o estudo da ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.909 Palavras (12 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

A ergonomia trata-se de uma atividade que estuda a interação entre o ser humano e o ambiente de trabalho, visando o bem estar e o desempenho da atividade. Na ergonomia são avaliadas as tarefas dos trabalhadores, sendo considerados relevantes os fatores físicos, cognitivos, sociais, organizacionais e ambientais, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações do trabalhador. No Brasil, 747.663 pessoas sofreram acidentes de trabalho no ano de 2008, sendo que destes, 263.613 aconteceram no Estado de São Paulo, que apresenta o maior índice de acidentes de trabalho do país (fonte: MTE/RASI, MPS/AEPS – tabela Acidentes de trabalho pro situação de registro e motivo, em 2008). Devido esse grande aumento tem sido fundamental a aplicação da ergonomia nas empresas, para que atuem na melhoria do trabalho humano e na prevenção de risco e custos humanos do trabalho.

Palavras chaves: Ergonomia; Doenças de trabalho; Segurança no trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Por causa da evolução contínua da tecnologia em engenharia surgiu uma preocupação fundamental: os fatores humanos no ambiente de trabalho. O homem teve de adaptar-se, bem ou mal, ás condições de trabalho impostas, horas a mais de trabalho, uso de maquinas, desgaste psicológico, e devido esses fatores ocorreu uma resposta negativa, tanto física quanto cognitiva àquele que opera.

Para entender o problema característico humano nas suas atividades laborativas, surge uma nova ciência que tem por objeto de estudo a interface entre o homem e os sistemas que ele utiliza. Esta nova ciência é a Ergonomia e nasce com o propósito de resolver problemas práticos do homem no seu ambiente de trabalho. É a partir desta forma de atuação que esta ciência encontra-se sob o jugo de dois tipos de avaliação: a avaliação sob critérios científicos acerca de suas modelagens e formulações de problemas do trabalho e a avaliação sob critérios econômicos e sociais de valor de suas propostas de soluções.

Os critérios de estudo da Ergonomia se constituem em entender o que determina uma situação de risco no ambiente de trabalho, e essa “visão” sobre a realidade do trabalho, faz com que a produtividade e qualidade sejam superiores e assim promoverem revisões dos conceitos tradicionais aplicáveis ao projeto de mobiliário, ambiente físico e organização do trabalho.

FUNDAMENTAÇÂO HISTÒRICA

Os primeiros estudos sobre as relações entre homem e o trabalho se perdem na origem dos tempos: em termos arqueológicos, é possível demonstrar que os utensílios de pedra lascada se miniaturizaram, num processo de melhoria de manuseabilidade e que teve por resultados produtivos, o ganho de eficiência na caça e coleta. O ganho de eficiência no processo de caça permitiu uma nova forma de divisão do trabalho podendo as mulheres se ocuparem melhor dos bebês e com isso reduzindo a mortalidade infantil. Existem também no Museu do Louvre papiros egípcios que denotam recomendações de natureza ergonômica para a construção de utensílios de construção civil, assim como desenhos de arranjos organizacionais para o canteiro de obras de pirâmides.

Em seu sentido clássico, a Ergonomia buscou primeiramente entender os fatores humanos pertinentes ao projeto de instrumentos de trabalho, ferramentas e outros apetrechos típicos da atividade humana em ambiente profissional. Mais adiante buscou-se entender, tabelar, organizar dados sobre os fatores humanos que deveriam ser considerados não apenas para os instrumentos, mas para os projetos de sistemas de trabalho, como as linhas de montagem, as salas de controle, os postos de direção de máquinas e assim por diante. No seu sentido mais contemporâneo se busca entender os determinantes de uma atividade de trabalho através de contribuições num sentido ainda mais amplo, que incluem a organização do trabalho e os softwares, procedimentos e estratégias operatórias.

O QUE É ERGONOMIA E SEUS OBJETIVOS

A Ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.

A Ergonomia objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade nele existentes ás características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro (ABERGO, 2000).

Em sua atividade de trabalho o ser humano interage com os diversos componentes do sistema de trabalho: com os equipamentos, instrumentos e mobiliários, formando interfaces sensoriais, energéticas e posturais, com a organização e o ambiente formando interfaces ambientais, cognitivas e organizacionais. O ser humano, com o seu organismo, sua mente e sua psique realiza essas interações de forma sistêmica, cabendo a Ergonomia modelar essas interações e buscar formas de adequação para o desempenho confortável. Eficiente e seguro face às capacidades, limitações e demais características da pessoa em atividade.

Foram estipulados três domínios de especialização na ergonomia, que representam profundas competências em atributos humanos específicos. São eles:

Ergonomia Física – trata das características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física. Tópicos relevantes incluem a postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculos-esqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de postos de trabalho, segurança e saúde do trabalhador (VIDAL, 2001; BAÚ, 2002).

Ergonomia Cognitiva – dizem respeito aos processos mentais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora, conforme afetam interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Incluem carga mental de trabalho, tomada de decisão, performance especializada, interação homem-computador, estresse e treinamento conforme estes se relacionam os projetos

envolvendo seres humanos e sistemas (VIDAL, 2001; BAÚ, 2002).

Ergonomia Organizacional – é a otimização dos sistemas sócio-teóricos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e processos. São relevantes as considerações homem-sistema nas comunicações, gerenciamento de recursos humanos, projeto de trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, trabalho cooperativo e administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com