TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Ergonomia

Casos: Estudo De Caso Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 2

Com base no ambiente de trabalho da Kátia, descreva os problemas que podem ser identificados, e as proposições de solução, numa lógica ergonômica.

Um dos primeiros problemas observados no ambiente de trabalho da Katia é a falta de especificação no trabalho “Ela diz que não consegue terminar uma tarefa sem ter outra para fazer, e essa outra é frequentemente muito diferente da primeira”, especificando o trabalho a cada um pode facilitar e otimizar o trabalho dos funcionário dando-lhes maior flexibilidade e agilidade no dia-a-dia, ou mesmo intercalar funções dividindo entre funcionários, por exemplo a na segunda-feira Katia executa função X e outro funcionário função Y, no dia seguinte eles trocam de função, dando maior flexibilidade no trabalho e com esse rodizio deixando o trabalho menos repetitivo.

Dentre os problemas listados por Katia estão:

1.O balcão baixo: Deve-se fazer uma pesquisa entre os funcionários para averiguar se o balcão não é condizente com os demais e também averiguar se o balcão não foi feito de forma que se pudesse atender a pessoas de baixa estatura e com necessidades especiais, dessa forma caso o balcão atenda a estatura dos demais funcionários ou tenha sido projetado para atender PNE’s uma cadeira regulável para o posto de serviço será uma melhor solução à Katia, caso contrario o balcão deve ser substituído por um que melhor atenda a estatura media dos funcionários.

2.Plano de fundo que se confunde com a interface do programa: ajustar o plano de fundo do computador de forma que não se confunda com a interface, evitando desenhos e até mesmo a logomarca da empresa.

3. O software utilizado é confuso e gera erros: Averiguar junto a um programador onde mora o problema do software (caso esse tenha sido feito sob medida para a empresa) e mediante isso promover um programa de treinamento com todos os funcionários. Caso não tenha sido feito sob encomenda procurar um TI para que esse possa verificar a origem da falha ou mesmo trocar o software por um com melhor interação.

4. A cadeira não permite regulagem: Substituir essa cadeira por uma mais ergonômica e que permita regulagens, evitando dores musculares no final do expediente.

5. A mesa para o computador não dá suporte para escrever e não há espaço para o teclado e o mouse: Substituição da mesa por uma que ofereça espaço suficiente para o trabalho com suportes para mouse e teclado e espaço para escrever.

5A. A impressora é matricial, lenta, fica distante do computador, pois serve a outros serviços além da emissão da Nota Fiscal, mas fica perto dos clientes: Claramente o layout da parte de atendimento precisa ser reformulado, unir em um mesmo local todos os serviços que utilizem a impressora é uma solução, de forma que a impressora possa ser compartilhada com os demais serviços, quanto a lentidão da mesma deve-se averiguar junto a assistência técnica do fabricante o motivo da lentidão para uma possível solução ou até mesmo a substituição da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com