TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Sociedade

Ensaios: Cultura E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

Cultura, Individuo e Sociedade

Seria reconfortante se a cultura fosse somente as tradições musicais, as roupas e as comidas típicas de cada grupo social. Animador seria se Weber estivesse certo, e a sociedade fosse fruto das ações racionais dos indivíduos, que fazem conscientemente suas escolhas em todo o tempo de sua vida. Mas cultura e sociedade vão muito além.

A Cultura no sentindo sociológico é muito ampla, alguns exemplos são: Tylor, Linton, Boas e Malinowski consideram cultura como idéias. Para Kroeber e Kluckhohn, Beals e Hoijer, ela consiste em abstrações do comportamento. Keesing e Foster a define como comportamento aprendido. A definição de Leslie A. White é: “A cultura deve ser vista não como comportamento, mas força do organismo”. Já a colocação de Geertz é diferente de todas as outras: “A cultura deve ser vista como um conjunto de mecanismos de controle – planos, receitas, regras, instituições – para governar o comportamento”.

Quando pensamos em cultura, olhamos para tudo que ela engloba: Idéias, crenças, valores, normas, atitudes, padrões de conduta e etc. Durkheim afirma que: ‘Os fatos sociais exercem força sobre os indivíduos, obrigando-os a adaptar-se as regras da sociedade em que vivem”. E por essas regras em algumas sociedades há indivíduos que sofrem e abrem mão de suas vidas. Alguns exemplos interessantes que confirmam a teoria de White e Durkheim são:

Na cultura Islâmica as mulheres são proibidas por lei de serem tratadas por médicos homens, mesmo que em risco de vida; É permitido por lei chicotear mulheres em público, se não tiverem com os calcanhares cobertos; É proibido usar saltos altos já que nenhum homem pode ouvir os passos de uma mulher; são proibidas de cantar; As meninas são incentivadas a se casarem ainda crianças (com11 anos, até menos) com homens muito mais velhos.

Em certas tribos indígenas crianças são mortas porque podem trazer maus espíritos.

Na Tailândia em alguns povoados ainda existem mulheres que usam argolas metálicas para esticar os pescoços, em nome da estética, segundo a cultura delas.

No Brasil mulheres morrem todos os dias em cirurgias, tentando ficar mais bonitas, em nome da ditadura da beleza. A nossa cultura “do corpão da brasileira”.

Na Turquia a maioria da população é fumante, por tradição.

Como vemos nos exemplos citados, muitas pessoas seguem os costumes e regras da sociedade onde vivem. Algumas por medo com no exemplo das mulheres Islâmicas que são ameaçadas por lei caso cometa alguma infração, ou medo de supostos espíritos como em algumas tribos indígenas. Algumas por seguir somente o costume, sem pensar, nem analisar, como na cultura turca. E outras pelo padrão de beleza estética que sua cultua impõe, como na Tailândia e no Brasil.

Observamos que o indivíduo teme pensar e ser diferente. Porque isso causaria estranhamento aos olhos do meio onde vive e assim seria excluído do mesmo automaticamente. Então é mais fácil seguir um conjunto de regras e normas, do que tentar mostrar sua diferença de pensamento.

Aos olhos de Geertz a cultura deve ser vista como um conjunto de mecanismos de controle para governar o comportamento. E quando analisamos os comportamentos de cada cultura verificamos esse controle. Sabemos que muitos não terão coragem de romper esses padrões e simplesmente o seguirão. Perdendo sua autonomia e se tornando cada vez mais previsíveis. Isso é cultura.

Trabalho, Consumo e Sociedade

A história afirma que o homem evolui com o seu trabalho. Padre Vaz disse: “O homem é por necessidade um ser que tem que trabalhar, um ser dependente de seu cansaço, de seu esforço para se satisfazer.”

Na verdade o que diferencia o homem é sua criatividade de procurar soluções para seus problemas, então o correto seria que a prática do trabalho desenvolvesse seu raciocínio, sempre aprendendo uma nova lição e colocando-a em prática. Mas para Marx o trabalho na sociedade capitalista constitui um sistema de dominação, onde ao invés de realizar o homem, o alienia, o escraviza, o desumaniza. Ele acredita que o homem é transformado em objeto à medida que ele passa a ser um instrumento de trabalho nas mãos dos capitalistas, sua força de trabalho é consumida como uma mercadoria, o homem se sujeita às ordens e condições impostas pelos patrões e perdem sua autonomia. O homem troca o verbo SER pelo TER.

Marx diz que o sistema econômico é que gera todo o tipo de alienação, então uma vez que estamos ligados ao sistema econômico fazemos parte das pessoas alienadas. E o sistema em vigor hoje é o capitalista, é o capital que está movendo as ações do mundo de hoje. É o querer consumir que facilita cada vez mais esse sistema.

Em uma solenidade única em Cuba, Fidel Castro falou:

“Talvez, de todos os males criados pelo capitalismo desenvolvido, nenhum seja tão funesto como os padrões de vida e hábitos consumistas, tão irreais como inalcançáveis, que a publicidade comercial inculca todos os dias do ano e todas as horas do dia à população mundial, ao custo de um bilhão de dólares a cada ano. Investida a metade em criar valores e educar racionalmente aos povos, transformaria a face do planeta. Não se educa aos seres humanos em um padrão de consumo e distribuição realista que inclua a infinita riqueza cultural e espiritual que, junto à alimentação, à habitação e a outros bens materiais essenciais, efetivamente podem estar ao alcance do homem sem destruir a natureza. É feito exatamente o contrário, e isto constitui uma enorme tragédia.”

Somos bombardeados, com propagandas para consumirmos muitas vezes o que na realidade não é necessário. Temos o direito de consumir? Sim, é claro. Mas por que nos preocupamos em comprar carros cada vez mais novos e fazemos questão de utilizá-los com tanta frequência, se sabemos que o consumo de energia do mesmo tem prejudicado o planeta? Será preguiça de pensar? Somos alienados? Será por status? Somos Alienados?

Por que consumimos tantos sapatos de couro e comemos tanta carne, se sabemos que a criação de gado prejudica o meio ambiente, e que a metade de tudo que o nosso solo produz é usado para alimentar os animais, que ao serem transformados em alimentos só podem nutrir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com