TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Cultura E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Temos como definição de cultura, o conjunto de manifestações sociais, artísticas, comportamentais e lingüísticas de determinada sociedade. Tudo o que diz respeito à música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social está ligado a cultura. Ela é transferida de geração para geração, perdendo e incorporando novos aspectos.

Para ser cultura precisa ser:

- Inventado;

-Transmissível as próximas gerações;

-Ser perpetuada(originalmente ou modificada).

“Cultura são manifestações do homem, criadas por ele. É tudo no meio ambiente, que não era natural dele. Manifestações, expressões de sentimentos, desejo, necessidades, entre outros. Sem a cultura nós não poderíamos estar aqui, sem ela nós não iríamos ter o costume de pescar e caçar.”

Cada cultura e cada grupo social têm seus valores e suas normas. Entretanto, valores como a justiça, a beleza, a lealdade, são comuns a todas as comunidades, todavia, podem ser interpretados de modo diferente. Eles dão origem a modelos de comportamento que se transformarão em normas que orientarão as condutas sociais existentes na vida dos povos, ou seja, normas e valores determinam entre si a forma como os membros de uma determinada cultura se comportam. As transformações pelas quais passam as sociedades culturais e as forças que operam essas transformações, ou as impedem, podem ser descritas mediante observações realizadas por cientistas. Dessas observações são criadas normas que tentam explicar a realidade social.

Por outro lado, no interior das sociedades culturais nem sempre os comportamentos se manifestam de modo cooperativo, havendo ocasiões em que surgem os conflitos. Esses conflitos podem colocar em risco a própria continuidade do agrupamento humano, levando a sua dissolução. E, são as normas que são responsáveis pelo controle social nesses casos de conflitos.

Esse choque de valores é chamado de diversidade cultural, e tem como função, unir todas as diferenças culturais em uma única, bem como a forma que se organizam e suas concepções religiosas e morais, utilizando a linguagem, as danças, a maneira de se vestir e suas tradições, o termo diz respeito a variedade de idéias, caracterizando os diferentes elementos da convivência e de determinados assuntos, referindo se também a crenças e a padrões de tempo e espaço, de diferentes ângulos de visões e abordagem.

A diversidade cultural é um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas. É importante dizer que a diversidade cultural preserva a sobrevivência em longo prazo. Exemplo: as culturas indígenas que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no ecossistema.

Por sua vez, uma visão etnocêntrica demonstra desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas. Um indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com