TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Sociedade

Trabalho Universitário: Cultura E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  3.630 Palavras (15 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 15

Semana 1 – Cultura e Sociedade

Para responder os casos a seguir sugerimos a leitura:

COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da Sociedade. S.P. Ed. Moderna, 2001.

Acesse o SIA sala de aula da disciplina; Textos Você tem cultura? De Roberto DAMatta.

LARAIA, R. Cultura - um conceito antropológico. Rio de Janeiro, Zahar, 1999. ( 1ª parte)

Caso 1

O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?

1 - Abaixo expomos a letra do samba intitulado “Chico Brito”, composto por Wilson Batista e Afonso Teixeira em 1949, popularizado na voz de Paulinho da Viola.

(Wilson Batista E Afonso Teixeira) (Wilson Batista E Afonso Teixeira)

Lá vem o Chico Brito,

Descendo o morro nas mãos do Peçanha,

É mais um processo!

É mais uma façanha!

Chico Brito fez do baralho seu melhor esporte,

É valente no morro,

Dizem que fuma uma erva do norte.

Quando menino teve na escola,

Era aplicado, tinha religião,

Quando jogava bola era escolhido para capitão,

Mas, a vida tem os seus revezes,

Diz sempre Chico defendendo teses,

Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou,

A culpa é da sociedade que o transformou

A narrativa apresentada mostra o malandro Chico Brito, individuo que vive na criminalidade e é preso a toda hora. Os autores, porém, não atribuem sua condição a uma falha de caráter. Chico era, em princípio “tão bom” como qualquer outra pessoa, mas o “sistema” não lhe deixara outra oportunidade de sobrevivência que não a marginalidade. Considerando a proposta da música e a leitura dos textos sugeridos, faça uma breve análise sobre a influência da sociedade em nossa vida. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?

R: A visão ocidental , norteada pela filosofia hegeliana , diz que fora do Estado o individuo não existe.

Os filósofos Hobbes, Locke e Rousseau, constataram que o homem não necessariamente é por natureza um ser mau mas, a sociedade com seus modelos e regras convencionados como corretos podem torná-lo, caso não se adéqüe a tais modelos e regras. Rousseau(1762) é contra o que vem de fora, o homem nasce bom e a sociedade por ser egoísta e elitista acaba atrapalhando, ou seja, a socialização é culpada pela deturpação do mesmo. Seu pensamento político é baseado na idéia da bondade natural do homem.

O indiano Krisrnamurt, em - O MUNDO É O QUE VOCE É afirma que a sociedade não cria o individuo ou molda este, na verdade o comportamento do individuo é que molda uma sociedade, uma sociedade seria fruto de comportamentos individuais, de sonhos decepções de seus indivíduos, por exemplo, a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha, levou toda uma nação a se comportar mediante seu comportamento individual, um único homem, com seus sonhos, loucura e frustrações moldaram uma realidade social que encaixasse em seu sonho de poder, de sociedade, e ate de individuo, mas não só Hitler, a historia esta cheia de exemplos, Jesus, Maomé, Napoleão Bonaparte, Sócrates e Alexandre o grande, são exemplos de que o comportamento do individuo pode determinar o estado social de um grupo, ou ate mesmo de uma nação.

Essas são algumas teorias científicas. Pessoalmente penso que o homem não nasce predestinado a ser bom ou mal, mas em um certo momento de sua vida fará sua escolha, seguirá o melhor ou pior caminho de acordo com suas convicções, desejos, ou até mesmo por influência da família e de amigos. Sempre será uma escolha pessoal de cada indivíduo.

Caso 2 - Leia o texto que ilustra a capa da revista “ISTOÉ” de julho de 2007, abaixo e responda:

1 - A capa ilustra a idéia de pertencimento à sociedade brasileira. Na perspectiva sócio-antropológica esta idéia remete à construção de vínculos que são construídos a partir de sentimentos, valores e costumes comuns. Neste sentido, é possível afirmar que exista algum indivíduo que tenha nascido e habite alguma parte do território nacional e ainda assim não faça parte da nação. Justifique.

R: Segundo a teoria antropológica, não. Temos várias identidades, mas somos uma só nação.

Outros autores no entanto defendem que sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não definiria uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade. Pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns, em certas ocasiões também são chamadas de sociedades (por exemplo, Judaico-Cristã, Oriental, Ocidental etc.).

2 – O que te faz sentir parte da sociedade brasileira?

R: Eu creio que é o sentimento de nacionalidade que está intrínseco em cada um de nós desde que nascemos e nos inserimos no contexto social, neste caso, na sociedade brasileira. Talvez se eu tivesse sido criada em outro país, não me sentisse brasileira, já que o contexto social seria outro.

Há porém, um debate nos círculos antropológicos e sociológicos sobre se realmente existe uma entidade que poderíamos chamar de sociedade. Teóricos marxistas como Louis Althusser, Ernesto Laclau e Slavoj Zizek argumentam que a sociedade nada mais é do que um efeito da ideologia dominante e não deveria ser usada como um conceito sociológico.

3 – Questões de múltipla escolha.

1 - Analise a imagem a seguir.

Charles Le Brun (Paris 1619-1690). “América”.

O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo os ameríndios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com