TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Sociedade

Trabalho Universitário: Cultura E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA 06

QUESTÃO DISCURSIVA 1) :

Resposta : Este comportamento foi descrito por Durkhein, como “Fato Social”,o fato social é experimentado pelo indivíduo como realidade independente e preexistente.São características básicas que distinguem os “Fatos Sociais”: “Coerção Social”,”Fatos Exterior e ao Indivíduo” e a “Generalidade”.

2 ) : Resposta : Força coletiva exercida sobre um indivíduo, que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual está inserido.

QUESTÃO DE MULTIPLA ESCOLHA:

Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade, "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade". Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.

Resposta: D) Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.

PLANO DE AULA 07

QUESTÃO DISCURSIVA 1) :

Resposta : Solidariedade Mecânica. A população deste lugar está muito presa às tradições, crendices e aos costumes locais, comportamentos típicos de sociedades pré-capitalistas, segundo Durkheim. Tal fato é confirmado pelo o único médico da cidade quando fala que “ muitas das doenças poderiam ser evitadas se a população fosse mais informada e menos afeita a crendices populares”. Isso pode ser observado em uma fala de uma das moradoras de Carneiros, que assim se manifesta: “esperamos o dia em que Deus chama para nos tirar desta terra”. Na outra fala, uma moradora corrobora esse entendimento: “Deus resolveu levá-los”, referindo-se à morte dos filhos.

QUESTÃO DE MULTIPLA ESCOLHA :

Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos desvelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social. Qual o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Paulinho Moska exposta abaixo: "Meu amor o que você faria se só lhe restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria? Abria a porta do hospício, fechava a da delegacia? Entrava de roupa no mar, trepava sem camisinha? Dinamitava o seu carro? Parava o trânsito e ria..."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com