TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Humana

Artigo: Cultura Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 16

2 CONCEITO DE CULTURA 02

Cultura é a bagagem de conhecimento que uma comunidade carrega, é todo modo de pensar e ações que um povo desenvolve, ou seja, a cultura está sujeita às necessidades impostas a certa comunidade. Quando precisamos de algo, imediatamente tentamos solucionar esse problema de acordo com as possibilidades do nosso meio, por exemplo, na Roma Antiga quando foi preciso encontrar algum meio para entreter o povo, os políticos da época desenvolveram o circo, que naquele período foi o Coliseu, onde as pessoas se divertiam vendo homens enfrentarem leões.

A formação de uma cultura está ligada a uma melhor forma para a solução de algum dilema, que é repetida, se torna padrão. Todas as condições da vida estão conectadas a uma serie de motivos e conseqüência pelas quais, essa condição foi estabelecida. A cultura é dita mutável ou adaptável porque se modifica a partir da mudança de uma necessidade ou o surgimento de outra, por isso a cultura tem o poder de adotar ou excluir alguma característica sem que o povo perceba, é claro, que a mudança em qualquer cultura depende da importância dessa mudança, da resistência imposta e das conseqüências trazidas à comunidade.

3 CONCEITOS DE INCULTURAÇÃO E ACULTURAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES

Aculturação é a absorção de culturas diferentes ou parecidas para a formação de uma nova cultura, como também pode ser o acréscimo de uma a outra, onde essa nova cultura terá aspectos culturais da inicial e da absorvida. Sua aplicação se dá com a necessidade de aderir a novas características culturais ou com a proximidade entre culturas. Também é considerado aculturação quando uma comunidade cede, mesmo que sem necessidade, abertura a entrada de outras culturas à sua.

A inculturação acontece quando um indivíduo incorpora ao seu modo de vida, valores impostos pelo meio social, assim como por pessoas que interagem com ele. Sua circunstância de aplicação vem da dita necessidade de um individuo se enquadrar a seu meio, bem como a relação, que o mesmo, desenvolve com uma nova cultura.

4 ANÁLISE DA MISCIGENAÇÃO NA CULTURA BRASILEIRA: 03

ELEMENTOS CAUSAS E CONSEQUENCIAS

A miscigenação não é algo atual, começou com a colonização das terras brasileiras pelos portugueses. A primeira etapa da miscigenação ocorreu pelo fato de não haverem muitas mulheres européias e os portugueses terem sido levados a se relacionarem com as nativas índias, a segunda etapa foi dada pela substituição da mão-de-obra indígena pela africana, os colonizadores também se aproveitavam da condição de superioridade imposta, para forçarem relacionamentos com as escravas negras. E os indígenas também passaram a se relacionar com os africanos.

Dessa mistura de etnias, originaram-se três tipos de mestiços; os mulatos, mistura de brancos com negros; os cafuzos, mestiços de índios com negros e; os caboclos, fruto de índios e brancos. Houve também uma terceira etapa história pra miscigenação brasileira, que ocorreu quando a escravidão foi abolida e o governo brasileiro buscou mão-de-obra na Europa e Ásia, e por mais que vivessem em comunidades fechadas, todos participaram da miscigenação brasileira. Levando a constituição da nossa atual cultura, tão rica e divergente, característica que faz do nosso país tão grandioso e soberano, pois foi possível a assimilação de todas essas culturas.

5 IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS CULTURAIS DOS INDÍGENAS, AFRICANOS E EUROPEUS

5.1. CULTURA INDÍGENA

Apesar do que muitos pensam, a cultura indígena não se resume a uma só, existem mais de 225 tribos de diferentes crenças, hábitos e línguas. Mas, como todos os povos, existem similaridades entre elas e são essas características que serão apresentadas aqui.

O primeiro aspecto de igualdade entre todos indígenas é o respeito e culto a natureza, como a Grande Mãe de toda criação, o sol e a lua, que são figuras bastantes presentes nas histórias da criação do mundo como representação de deuses ou espíritos dos antepassados. Nos fundamentos do modo de vida indígena, tudo necessário para sua sobrevivência vem das florestas, mas estas devem ser respeitadas acima de tudo. Todas as tribos adotavam sistemas que indicavam ate onde e quando se poderia explorar suas florestas, havia as épocas certas pra a busca de cada alimento e recurso necessário para vida nas tribos. Além disso, cada comunidade indígena possuía seu método de festejo para agradecer à Mãe Natureza e fazer pedidos por paz e fartura.

Sobrevivendo da caça, pesca e coleta, esforçando-se o máximo para não interferir mais que o suficiente na natureza, os índios eram totalmente saudáveis antes da colonização

04

portuguesa, foram os lusitanos que trouxeram várias doenças que ajudaram ao extermínio de várias tribos nativas. Os índios também possuem grande sabedoria nas artes da cura, que hoje é reconhecida como medicina indígena, um grande conhecimento em ervas, raízes e sumos para a cura e prevenção de doenças e outros males a saúde, como venenos de plantas e animais, nas tribos em geral, aquele que é mestre na cura é chamado de pajé. Além da medicina, os índios também são peritos em outra ciência, a astronomia. Usavam as estrelas como guia nas florestas e costas litorâneas, tinham suas próprias constelações e fizeram uma descoberta antes mesmo dos grande pesquisadores europeus, Galileu e Isaac Newton, os índios tupinambás já atribuíam os fenômenos das marés cheia e baixa e da pororoca às fases da lua. Também são especialistas em invenções, principalmente em cerâmica, barro, e plantas que podiam ser trançadas, como palha e cipó, fabricam utensílios domésticos como: cestos, peneiras, tigelas, e armas: como o arco e flecha, lanças e a zarabatana. Outra invenção bastante útil é o Tipiti (Anexo A), cesto cilíndrico que extrai o veneno da mandioca-brava, tornando-a comestível, em pequenas indústrias de farinha do amazonas o tipiti ainda pode ser encontrado.

Os indígenas também são um povo muito rico em mitologia, o que está diretamente relacionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com