TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e as diversidades da cultura humana

Tese: Cultura e as diversidades da cultura humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP

CENTRO DE EDUCACÃO A DISTÂNCIA

UNIDERP INTERATIVA.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ACADÊMICOS:

ACASSIA FRANCO AVALOS

RA: 384968

CLEUNIDES PINHEIRO TAVARES

RA: 368321

DONIZETE RIBEIRO SALLES

RA: 381884

OSVALDO MATHIAS DA SILVA PINHEIRO NETO

RA: 402413

FLAVIA DA SILVA

RA: 381891

Tutor Presencial: Ednelson Garcia

Professora Ma: Claudia Regina Benedetti

PARANHOS – MS

25/11/2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP

CENTRO DE EDUCACÃO A DISTÂNCIA

UNIDERP INTERATIVA.

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA:

CIÊNCIAS SOCIAIS

PARANHOS – MS

25/11/2012

INTRODUÇÃO

Neste trabalho sobre a definição da cultura e as diversidades da cultura humana e os vários tipos de sociedade em que o homem vive. A cultura refere-se ás formas de vida dos membros de uma sociedade ou grupos dentro da sociedade. Vamos ver os valores e as normas trabalham em conjunto para moldar a forma como os membros de uma cultura se comportam dentro de seus limites e elas variam enormemente através das culturas e os valores e normas mudam através do tempo.

A cultura pode ser conceitualmente diferenciada de sociedade, mas há conexões muito próximas entre essas noções, Todas as sociedades são unidas pelo fato de que seus membros são organizados em relações sociais estruturadas, de acordo com uma cultura única. Nenhuma cultura poderia existir sem sociedades. Mas, igualmente, nenhuma sociedade poderia existir sem cultura. Sem cultura, não seríamos sequer humanos. Não teríamos línguas em que nos expressar nenhuma noção de autoconsciência e nossa habilidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada.

A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum.

Convém mencionar que o conceito de sociedade também é empregue no âmbito jurídico e económico, para definir o agrupamento entre duas ou mais pessoas que se obrigam em comum acordo a contribuir para desenvolver uma atividade comercial, com o objetivo de repartir entre si os ganhos.

Cultura é um conceito de várias acepções, cultura é todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade. A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar. Cultura é um conjunto de saberes coletivos, compartilhados pelos membros de uma sociedade. Os padrões culturais são aprendidos e, não, herdados. O Curioso é perceber que valores e normas para qualquer cultura representam saberes coletivo ou, conhecimento coletivo adquirido. No caso de normas éticas ou morais, trata-se sobrevivência e convivência em comunidade. Valores dão sentido e fornecem direção aos humanos enquanto estes interagem como o mundo social. Normas são regras de comportamento que refletem ou incorporam os valores de uma cultura. Os valores e as normas trabalham em conjunto para moldar a forma como os membros de uma cultura se comportam dentro de seus limites e elas variam enormemente através das culturas. Algumas culturas valorizam altamente o individualismo, enquanto outras podem colocar maior ênfase em necessidade em comum.

Diversidade Cultural não são apenas as crenças culturais que diferem através das culturas. A diversidade das práticas e do comportamento humano é também notável. Formas aceitáveis de comportamento variam amplamente de cultura para cultura e, com frequência, contrastam drasticamente com o que as pessoas das sociedades ocidentais consideram “normais”. Por exemplo, no Ocidente moderno consideramos crianças com idades entre 12 ou 13 anos como sendo muito novas para o casamento. Mas, em algumas culturas, casamentos são arranjados entre crianças dessa idade como algo natural.

A Socialização é o principal canal para a transmissão da cultura através do tempo e das gerações, os seres humanos aprendem as características da cultura através do processo de socialização. A família, a escola e a religião são exemplos de instituições socializadores. Através do processo de socialização os indivíduos aprendem sobre os papéis sociais, expectativas socialmente definidas que uma pessoa segue numa dada posição social; A identidade refere-se ao entendimento que as pessoas têm sobre quem são e o que é importante para elas. Os traços culturais estão intimamente relacionados a padrões abrangentes no desenvolvimento da sociedade. O nível de cultura material atingido numa dada sociedade influencia, embora não determine completamente, outros aspectos de desenvolvimento cultural. A seguir veremos os principais tipos de sociedade que existem no passado e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com