TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Um Conceito Antropológico

Dissertações: Cultura Um Conceito Antropológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 9

Resenha Crítica

Cultura: Um conceito Antropológico – Roque de Barros Laraia

Na primeira parte da obra de Laraia, o autor diz que há quatro séculos antes de Cristo Confúcio afirmava que “a natureza dos homens é a mesma, são seus hábitos que a mantêm separados.”. De acordo com o autor, conclui-se que mesmo antes do monogenismo, o ser humano sempre se preocupou com as diferenças de comportamentos entre os povos. Preocupação tida inclusive pelo historiador grego Heródoto que percebeu que os costumes dos Lícios eram diferentes de todas as outras nações do mundo, concluindo que, se um homem pudesse escolher um dentre todos os costumes do mundo, escolheria aquele que seria melhor, assim, escolhendo seu próprio costume. Assim, desde a Antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambientes físicos. Sobre este assunto é notável que os costumes adotados por povos distintos sempre foi motivo de inquietação e estudo, o que muda é a evolução no modo de tentar lidar com o assunto. O fato é que sempre nos espantamos quando nos deparamos com algo diferente do que estamos habituados a ver ou viver. É comum nos sentir confortáveis com o nosso estilo de vida e por isso crer que todos devem viver do mesmo modo e partilhar os mesmos costumes e crenças. De qualquer maneira, é fato que a diversidade existe, e o autor procura explicar que essa diversidade cultural é relatada ao longo da história.

Determinismo Biológico - Segundo Laraia o Determinismo Biológico atribui as capacidades físicas e psicológicas do ser humano a sua etnia, nacionalidade ou o grupo ao qual pertence. O autor diz que, os antropólogos afirmam que as diferenças genéticas não são fatores cruciais das diferenças culturais. “Não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.”. Não importa a natureza dos hábitos, o individuo tende a herdar esses aspectos aos quais foi induzido. Teorias de que os fatores genéticos influenciaram nas causas das diferenças de diversos povos e grupos não são confirmadas. As diferenças se explicam pela história cultural de cada grupo e os fatores que tiveram papel fundamental na evolução intelectual do homem.

Determinismo Geográfico - O determinismo geográfico trabalha com a ideia de que o ambiente em que vivemos influencia diretamente na diversidade cultural existente. Demonstrando uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber refutaram desse tipo de determinismo, afirmando que é possível existir mais de uma comunidade cultural localizada em um ambiente físico. A cultura age seletivamente, não casualmente, sobre o meio ambiente explorando possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças decisivas estão na própria cultura. Laraia usa o exemplo de dois povos que habitam ambientes geográficos muito semelhantes, mas tem uma cultura de sobrevivência diferenciada: os esquimós (que criam suas casas a partir de blocos de gelo, com o interior coberto por pele de animais e se aquecem com fogo) e os lapões (constroem suas tendas com pele de rena). Isso nos remete a ideia de que independente do local onde se esteja, a diferença de cultura estará presentes nos mais diversos modos.

Antecedentes Históricos do Conceito de Cultura - Kultur, um termo usado para simbolizar os aspectos espirituais de uma comunidade e a palavra civilization, de origem francesa que se refere às realizações materiais de um povo. Com essa definição Edward Tylor (1832-1917) abrangia em uma palavra todas as possibilidades de realização humana. Também pela primeira vez definiu o conceito de cultura. A palavra Culture (cultura) criada por Tylor incluiu todo conhecimento, crenças, artes, costumes ou hábitos que os homens podem possuir ao longo de sua vida. A ideia de cultura já havia ganhado poder na mente das pessoas, mesmo antes de John Locke escrever sobre o conhecimento humano, em que ele diz que a mente humana não passa de uma caixa vazia que tem capacidade de adquirir conhecimento. Ao investigar cuidadosamente a história da humanidade, e examinar por todo o lugar as várias tribos de homens observando suas ações, será capaz de entender que raramente há princípios de moralidade para ser designado ou regra de virtude para ser considerada. Assim, Locke refruta fortemente as ideias correntes da época de princípios ou verdades impressos na mente humana. Laraia ainda mostra vários outros fragmentos teóricos que mostram a construção conceitual da cultura.

O Desenvolvimento do Conceito de Cultura - Laraia diz que a primeira definição de cultura foi formada por Edward Tylor. Do ponto de vista antropológico Tylor procurou mostrar que a cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois é um fenômeno natural e regular, proporcionando uma análise que vai ter como resultado a formulação de leis sobre o processo cultural. A variedade é explicada por ele como sendo um resultado desigual do processo de evolução. Por este motivo a antropologia estabeleceu uma espécie de escala de civilização, onde, as nações europeias e colocando no outro estremo da escala as tribos ditas selvagens. Taylor ainda demonstra uma preocupação com a igualdade existente na humanidade e como a antropologia poderia estabelecer essa escala. O autor ainda cita várias correntes inclusive uma relação com o evolucionismo conhecido como método comparativo. E, em determinado momento chega a ter seu modelo conceitual criticado, sendo alegado que Tylor deixa de lado o Relativismo Cultural. Antes de encerrar o capítulo, Laraia aborda um ponto muito interessante quando fala sobre a repressão dos instintos humanos pela cultura. Ele exemplifica com uma criança que segue seu instinto procurando pelo seio da mãe, ao longo do processo de crescimento essa criança desenvolve a capacidade de comunicação; essa capacidade o possibilita aprender e vivenciar a cultura na qual está inserida.

Ideia Sobre a Origem da Cultura – Uma das maiores preocupações dos estudiosos em relação à cultura é a sua origem. Laraia diz que uma das primeiras teorias afirma que a cultura tenha surgido no momento em que o cérebro do homem começou a raciocinar e evoluir, porém, por ser uma teoria muito genérica, ainda ficam os questionamentos de como e por que houve essa evolução. Já para Claude Lévi-Strauss, o mais destacado antropólogo francês, considera que a cultura surgiu no momento em que o homem criou a primeira regra, a primeira norma. Para Leslie White toda cultura depende de símbolos e para interpretá-los é necessário conhecer a cultura que os criou; cultura esta que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com