TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curriculo

Ensaio: Curriculo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Ensaio  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO I: Construa um texto com cerca de seis linhas, tendo como base os questionamentos abaixo. (valor: até 2 pontos). A) Ao longo da história, existem ideologias, valores e relações de poder, enfatizadas e confirmadas no cotidiano da prática escolar, que apontam a relação do currículo com estes aprendizados. Qual o principal enfoque de cada perspectiva pedagógica do currículo e como estas perspectivas podem aparecer no dia a dia da sala de aula?

QUESTÃO II: Sim ou não e por quê? (cerca de três linhas em cada resposta; valor de cada resposta: 1,0 pontos: Total: 4,0 pontos).

A – A criança pobre não é capaz de aprender na escola. B – O currículo recebe críticas de alguns de seus estudiosos. www.educacaopublica.rj.gov.br

C – Existe distinção de papéis entre educandos e educadores, junto à educação chamada por Freire como bancária. D – Os professores têm que seguir determinados cuidados ao iniciar um diálogo, na sala de aula, sobre um conhecimento que quer aprender.

QUESTÃO III: Complete as questões (1, 2 e 3), desenvolvendo a ideia principal de cada texto (cerca de três linhas em cada resposta; valor de cada resposta: 1,0. Valor total: 3,0 pontos)

1 – Na visão de Paulo Freire, a prática docente crítica está envolvida em um movimento dinâmico e dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer. O “pensar certo”, produzido pelo próprio aprendiz em comunhão com o professor. Neste sentido, o professor aperfeiçoa sua prática quando (...)

2- Frequentemente os conteúdos escolares se valem de expressões, conteúdos e atitudes que apontam caminhos fáceis e perigosos, celebrando heróis, a partir de histórias escritas nos livros didáticos. Muitos destes heróis, (...)

3 – Observamos que existe uma relação entre a prática pedagógica, o currículo e a organização do espaço escolar, com atividades escolares mais participativas, porque (...)

QUESTÃO IV: Responda. (valor total: 1,0 pontos)

a – Qual a importância da utilização do portfolio como estratégica didática?

b – Como você organizaria seu porfolio?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com