TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A A Importancia Do Curriculo Escolar

Dissertações: A A Importancia Do Curriculo Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO ESCOLAR

O currículo escolar é um dos elementos mais importantes dentro da teoria da educação. O currículo deve ser encarado como elemento central do processo da educação institucionalizada. O currículo escolar deve ser entendido como um elemento dentro da teoria da educação e merecedor de uma discussão mais aprofundada, mais séria.

Hoje existe uma grande distância entre a realidade vivida pelos alunos e os conteúdos que constituem os currículos escolares,essa distância é ocasionada principalmente, pelo processo de globalização a que a humanidade está enfrentando nos últimos anos e pelo aparecimento de novos meios e técnicas de comunicação, que a poucos anos eram inimagináveis.

A qualidade de ensino depende de um bom currículo e que devemos da ênfase em fazê-lo de forma que possa estar dentro da melhor qualidade possível, pois o currículo de hoje vai formar o profissional do amanhã.

O verdadeiro currículo tem influência nos conhecimentos que as crianças tem que saber de história,geografia, literatura, matemática, etc...em, pensar em termos, de que competência elas tem para adquiri-lo para poder compartilhar da cultura econômica, a cultura científica, a tecnológica, a audiovisual, a letrada , em nossa sociedade. Isto rompe a forma pela qual o currículo está organizado atualmente.

No currículo tem de ser colocado coisas realmente imprescindíveis fazer uma profunda reflexão para saber o que necessariamente os alunos tem que aprender, porque se deixarem de aprender, tornar-se-ão pessoas que irão ter muitos problemas no futuro, tanto a nível de desenvolvimento pessoal, como a nível de integração social.

A escola não é apenas um espaço social emancipatória, mas também é um cenário de socialização da mudança. Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explícito e o formal, o oculto e informa.O currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.

Hoje existem várias formas de ensinar e aprender, e uma delas é o currículo oculto. Para Silva, o currículo oculto é “o conjunto das atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do currículo, mas que são implicitamente ensinados através das relações sociais , dos rituais, das práticas e da configuração espacial e temporal da escola.

O currículo oculto serve para reforçar as regras que cercam a natureza e o uso dos conflitos, estabelece uma rede de suposição que visa determinar regras sobre a conduta dos estudantes.

No currículo oculto, as suposições em sala de aula não podem ser planejadas, pelo próprio fato de serem tácitas e incidentais. Dessa maneira, um tema importante ou um assunto de interesse fica sujeito a um acontecimento para vir à tona.

O currículo oculto também vai se manifestar, entre outras forma, na maneira como os funcionários tratam os alunos e seus pais, no modo de organização das salas de aula, no tipo de cartaz pendurado nas paredes, nas condições de higiene e conservação dos sanitários, no próprio espaço físico da escola.

Já o currículo prescrito é ditado pelos órgãos político-administrativos e tem um papel de prescrição ou orientação relativamente do conteúdo do currículo. Funciona como referência básica relativamente a elaboração de materiais curriculares e serve de controle do sistema.

O professor é um tradutor, intervém na configuração do significado das propostas curriculares nomeadamente quando realiza o trabalho de planificação.

O currículo prescrito é totalmente distanciado do currículo real, pois não respeita a diversidade e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com