TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código De ética

Dissertações: Código De ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

COMPREENDENDO O HOMEM COMO UM SER SOCIAL

Para adentrarmos à discussão sobre ética faz-se necessário entendermos o homem enquanto um ser social, um ser que vive em sociedade na relação com outros seres.

O homem é um ser natural como os demais seres vivos, porém se constrói como um ser complexo, um ser social, e nessa construção vai moldando sua natureza social, como afirma Barroco (2009, p.19), na medida em que vai construindo mediações.

enquanto o animal se relaciona com a natureza a partir do instinto, o ser social passa a construir mediações – cada vez mais articuladas -, ampliando seu domínio sobre a natureza e sobre si mesmo. Desse modo, sem deixar de se relacionar com a natureza – pois precisa dela para se manter vivo – vai moldando sua natureza social.

Nesse processo de construção do ser social o homem estabelece seu próprio processo de humanização, ou seja, o homem, sem se distanciar da natureza desenvolve um processo de autoconstrução como ser específico. Como afirma Barroco (2009, p. 20), a atividade animal é limitada, instintiva e imediata enquanto a atividade humana estabelece mediações para responder às carências de forma consciente, racional, projetiva. Segundo Marx apud Barroco (2009, p. 21), o animal também produz, porém sua produção visa satisfazer as necessidades imediatas, necessidades físicas, suas ou de sua cria, enquanto que a produção humana se dá independente de sua necessidade imediata, se dá de modo consciente, universal.

Essa produção humana, segundo Lukács é o trabalho. E, o trabalho, para esse autor, é o ponto de partida da humanização do homem e do refinamento de suas faculdades.

Mas quem é Lukács?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com