TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEODORÓPOLIS

Resenha: DEODORÓPOLIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

DEODORÓPOLIS

Esta é considerada a fotografia mais antiga de Torres, os molhes da Guarita, existe controvérsia em sua datação, ela foi encontrada com a data de 1870 escrito abaixo de sua imagem, em um quadro, mas é totalmente descartada a hipótese. O que se discute é a possibilidade de ser de 1891 ou 1892, ou ainda outra data posterior.

Com toda certeza alguns leitores vão se surpreender, pois não se avista mais esses molhes como nessa imagem, somente resquícios que estão assoreados. Trata-se do início de uma obra do Porto das Torres que não saiu, foi uma tentativa durante o governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca que agonizava. Um dos motivos de não terem acabado esta obra foi a denúncia de que o então Presidente da República havia se envolvido em corrupção com o engenheiro da obra do porto de Torres, pois superfaturou-o. O então ministro Ruy Barbosa denuncia esse superfaturamento mencionado-o em uma carta enviada a uma reunião do presidente com os ministros, justificando que não era contra a obra, mas sim contra a maneira que estava sendo amarrado o contrato, beneficiando o empreiteiro, que era compadre de Deodoro. A maioria apoiou Ruy Barbosa, e o presidente contrariado, perde seus ministros que se dedicaram ao novo regime. Devido à sua renúncia e à Revolução Federalista em 1893, a obra foi abandonada.

Se fosse concluída, Torres seria hoje uma cidade bem melhor economicamente, mas por outro lado, estaria desfigurada, pois entre a Guarita e o Morro do Farol teria um grande cais. E também os torrenses seriam “deodorenses”, pois a vila se chamaria “Deodorópolis”, em homenagem ao presidente vaidoso, assim como fez anos depois, o seu vice-presidente, Marechal Floriano Peixoto, assumiu a presidência e mudou o nome de Nossa Senhora do Desterro para Florianópolis (SC) como imposição aos catarinenses, outro militar vaidoso.

Confira: www.sobaslentesdetorres.com

Jaime Batista: Historiador

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »