TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE CONTROLO NA ORGANIZAÇÃO

Relatório de pesquisa: DEPARTAMENTO DE CONTROLO NA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

técnica da Controladoria. Frezatti, Rocha, Nascimento e Junqueira (2009).

 Quais os maiores desafios da profissão?

O profissional de Controladoria precisa estar sempre no comando, saber ouvir os seus subordinados, saber trabalhar em equipe, ter uma boa conversação, estar sempre presente, ser ético diante dos fatos e imparcial.

 Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

Ter atenção em coletar informações que ajudem a empresa em seu ramo de atuação, dentro da conjuntura econômica que a mesma está.

2. DEPARTAMENTO DE CONTROLADORIA EM UMA ORGANIZAÇÃO

2.1 QUESTÕES

 Diagnóstico sobre a empresa (estrutura organizacional, unidades de negócio, produtos e serviços, etc.);

É necessário separar os ramos de negócios e as estruturas necessárias. Por exemplo, separar os tipos de serviços ou produtos. Após isso, desenhar como é a estrutura de coletores de custos que estão subordinadas a essa estrutura.

Por exemplo, uma determinada montadora de veículos possui um departamento responsável pela Montagem completa do Veiculo XX. Debaixo dessa estrutura há departamento de pintura, montagem, almoxarifado, soldadores etc., esses departamentos podemos chamar de Centro de Custos.

 Áreas a serem atendidas (a empresa, divisões e unidades, departamentos, atividades e transações, etc.);

A Controladoria tem integração direta com a Contabilidade, pois seu trabalho gerencial é baseado em informações contábeis. Além disso, deve haver sempre interação com as áreas produtivas (Manufatura) e Comerciais para verificar qual o impacto das mudanças mercadológicas no Negócio.

Note que para obter um trabalho eficaz, a abordagem junto a essas áreas deve ser de cooperação. Muitas vezes a Controladoria é conhecida apenas pelo seu lado “fiscalizador”, porém, isso não é o ideal para atingir o objetivo de prover as melhores informações para a tomada de decisão empresarial.

 Estrutura do sistema contábil (relatórios básicos, plano de contas fiscal e gerencial, análise e orçamento, etc.);

A Controladoria deverá basear o seu trabalho nas informações contábeis. Dessa forma, quanto mais detalhada a estrutura de custos, melhor será a eficácia nas análises. O conhecimento do plano de contas se torna essencial para definir a correta alocação de despesas e custos e posteriormente melhorar a qualidade dos relatórios obtidos.

 Estruturação do sistema contábil gerencial.

O ideal é que a Controladoria possa contar com um sistema integrado (exemplos: SAP, Microsiga, LOGIX) para que possa reunir as informações necessárias. Esses sistemas também permitem a preparação de orçamentos, rateios por absorção e relatórios que possibilitam/facilitem a análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com