TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO

Por:   •  20/6/2018  •  Ensaio  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO

DISCIPLINA: Didática

PROFESSOR: José Artur Fernandes                

NOME: Gabrielle Medeiros dos Santos

Curso:  Ciências Sociais                                 

Nota: 9,5

O trabalho com a Didática foi pautado pelos tópicos descritos em nosso plano de ensino, explicitados em nossa primeira aula e em acordo com as demandas que foram surgindo durante o encaminhamento da disciplina. Para que possamos avaliar as aprendizagens suscitadas e analisar o andamento desse trabalho retomamos esses tópicos e solicitamos a você que avalie seu desempenho, tendo em vista seu envolvimento e sua compreensão em relação aos temas abordados, além de considerar aspectos relacionados às dúvidas e às dificuldades que permanecem. Elementos como frequência e pontualidade, dentre outros, também podem ser contemplados.

A lista de temas abordados serve apenas para orientar sua reflexão sobre a disciplina - peço que ao final atribua uma nota apenas, para seu desempenho na disciplina como um todo.

Na próxima página há um espaço para você deixar seus comentários.

Unidade 1 – Educação, sociedade e cultura escolar

Relações entre a Didática e a formação de professores

Objetivos gerais da escola

Seleção de conteúdos – Tipologia de conteúdos

Escola e currículo: um olhar para os documentos oficiais

Políticas públicas educacionais – questões atuais

Autonomia da escola e do professor

Unidade 2 – Buscando a coerência entre objetivos e opções metodológicas

Interações discursivas - a comunicação em sala de aula.

Planejamento e projeto político-pedagógico

Avaliação da aprendizagem e avaliação escolar

Tecnologias de Informação e Comunicação

Ensino por projetos e interdisciplinaridade

SEUS COMENTÁRIOS:

Os conteúdos trabalhados na disciplina foi de extrema importância para a minha formação pois cheguei até às aulas cercada de questionamentos e dúvidas que permeiam a quem está construindo o seu caráter enquanto professor e obtive, a partir dos assuntos tratados, sanamento de diversas dessas questões. Foi um pouco desafiador me desprender de alguns conceitos e posicionamentos que eu trazia comigo acerca da prática docente, entretanto foi muito mais gratificante ter a oportunidade de entrar em contato com outros pontos de vista e questionar algumas das minhas certezas afim de substituí-las por outras práticas que se encaixam mais com o que eu acredito. Eu ainda enxergo o caminho de se tornar professor um desafio constante e repleto de impecilhos, no entanto continuo acreditando na sinceridade da minha escolha e a disciplina de Didática junto com os debates ocorridos em sala de aula teve um papel indispensável nessas novas construções que eu tenho comigo.

Eu, vinda de escola pública, que só tive professor de Sociologia no 1º ano do Ensino Médio e nos demais não houve, hoje estou num curso que me formará enquanto professora de Sociologia num cenário de precarização e ataque à educação pública e à prática docente, com a Reforma do Ensino Médio, com as desigualdades que são gritantes entre os alunos das mais diversas classes e etnias que compõem o espaço da escola, me sinto um pouco mais sensível à essas questões e percebo que apesar dos poréns, eu ainda posso exercer uma prática que seja honesta, com ternura e que não reproduza uma lógica produtivista sem considerar as particularidades de um todo com o qual eu vou ter que lidar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (357.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com