TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA FORMAÇÃO TÉCNICA E ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DA SAÚDE DA FAMÍLIA,

Trabalho Escolar: DESAFIOS DA FORMAÇÃO TÉCNICA E ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DA SAÚDE DA FAMÍLIA,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DE NITERÓI

DESAFIOS DA FORMAÇÃO TÉCNICA E ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DA SAÚDE DA FAMÍLIA,

Disciplina:Saúde da Família e Serviço Social

Docente: Eliane Martins

Discente: Juliana Garcia Jorge

Niterói/2014

DESAFIOS DA FORMAÇÃO TÉCNICA E ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DA SAÚDE DA FAMÍLIA,

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica a cerca do texto “ Desafios da formação técnica e ética dos profissionais das equipes da saúde da família” .

O texto refere-se a como tem sido feita a formação desses profissionais de saúde que atuam nas equipes de saúde da família, em especial no que diz respeito à abordagem da família.

Pontua ainda algumas considerações sobre o processo de formação dos profissionais de saúde, uma vez que ele tem aspectos relevantes e fundamentais para a atuação profissional na ESF.

Com base neste contexto, é visto que para mudar o modelo vigente de atenção à saúde, é necessário interferir na formação dos profissionais, e voltarmos esses profissionais a novos conceitos de saúde, cuidados e necessidades dos usuários. É preciso ainda atualizar a percepção dos usuários para esses novos conceitos, utilizando de tecnologias como escuta, vínculo acolhimento e autonomização.

Pode-se citar ainda que há uma predominância do modelo biomédico no que tange à formação e educação permanente dos profissionais de saúde, reafirmando a necessidade de mudanças efetivas na formação e capacitação para termos profissionais atuando realmente na perspectiva da integralidade e norteados pelos demais princípios que regem o SUS e a ESF.

Devemos pensar a formação como local de produção de subjetividades, desenvolvimento de habilidades técnico-científicas e conhecimento do SUS, preparando o profissional para atender as necessidades de saúde da população, da gestão setorial e do controle social, objetivando transformar as práticas profissionais e a organização do processo de trabalho, orientada pelas tecnologias leves, para o acolhimento e cuidado, a fim de atender tais necessidades de saúde

É sabido que tão importante quanto discutir a formação dos profissionais de saúde para atuar no PSF é educar aqueles profissionais que já estão inseridos neste contexto, buscando meios de minimizar uma formação inadequada e de transformar suas práticas, atendendo à perspectiva da integralidade.

O preparo dos profissionais das equipes de saúde da família para o trabalho, é essencial que se observe o cotidiano dinâmico e a constante mutação onde se dá sua prática. É, portanto, subsídio para a qualidade da assistência prestada e à resolutividade das ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com