TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Pesquisas Acadêmicas: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  3.679 Palavras (15 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÃNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Frente às transformações do mundo globalizado, está inserido o assistente social para encontrar respostas sólidas as especificidades da questão social,onde esta é expressada pelas inúmeras desigualdades sociais da sociedade capitalista, sendo um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que vem sendo reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo. É dentro deste contexto que estamos inseridos como profissionais do Serviço Social, lutando por uma sociedade mais justa com valores e ideais respeitados através dessa profissão que é imprescindível para o coletivo.O Serviço Social é uma profissão que interfere nos processos relacionados com a reprodução social da vida, desenvolvendo sua ação profissional em diferentes situações sociais que afetam as condições de vida da população em geral e sobretudo dos setores mais empobrecidos da sociedade, objetivando melhorar essas condições sob múltiplos aspectos. As políticas sociais são a mediação fundamental para esse exercício. A intervenção profissional leva em consideração relações de classe, gênero, etnia, aspirações sociais, políticas, religiosas, culturais, além de componentes de ordem efetiva e emocional. O trabalho do assistente social pode produzir resultados concretos nas condições materiais, sociais e culturais da vida de seus usuários, em seu acesso e usufruto de políticas sociais, programas, serviços, recursos e bens, em seus comportamentos, valores, seu modo de viver e de pensar, suas formas de luta e organização, suas práticas de resistência e em sua constituição como sujeitos políticos na trama das relações sociais. O Serviço Social contribui para que os direitos sociais se realizem (YASBEK, 2002, P.180).

Explicar a questão social a partir da gênese das desigualdades sociais, fundamentada nas crises causadas pelo capitalismo gerando a violência e as mais diversas formas de pobreza. Nesta tensão entre produção de desigualdade e produção de rebeldia que trabalham os assistentes sociais, situados neste terreno e movidos por intesses distintos, sendo um desafio para o profissional dar conta de toda essa dinâmica, e tentar ser sucinto ao revelar formas de reversão destas questões. Pois este através das atividades práticas que realiza é capaz de promover mudanças tanto na matéria quanto nos sujeitos.

Pensar o Serviço na contemporaneidade nos remete primeiramente a pensar no compromisso com a classe trabalhadora nos limites, nos desafios e, acima de tudo, na busca por novos caminhos norteadores, enfatizando também a verdadeira finalidade. A profissão do Serviço Social, ao longo de sua tragetória, foi se moldando delineadamente, e em cada momento histórico, buscou e criou bases necessárias para sua razão de ser na sociedade. Desta forma, obteve conquistas significativas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional e a lei de regulamentação da profissão do Serviço Social surgidas na década de 80, advindas de pesquisas, lutas e persistência, tendo a oportunidade de conquistar novos espaços ocupacionais, e ao mesmo tempo, se deparando com uma realidade completamente antagônica aos objetivos profissionais.

O projeto profissional elenca os principios que orienta a atuação profissional, seu relacionamento com os usuários, com as outras profissões e instituições. Vivemos hoje em profundas mudanças sociais, econômicas, culturais, enfim uma grande demanda para os novos assistentes sociais que através desses reflexos deve aprofundar seu conhecimento na realidade e através de embasamentos teóricos, praticidade profissional superável, expressando a habilidade para a dinâmica social.

Desvendar as condições de vida dos individuos, grupos e coletividades é decifrar as diversas formas de lutas articuladas pelas classes subalternas. O assistente social pode desenvolver-se com a população atendida, para tanto, deve captar os reais interesses e necessidades das classes populares e supor conhecimento crítico do universo cultural de tais classes. Não podemos esquecer que o valor ético central é o compromisso com a liberdade, ou seja, autonomia, expansão e emancipação dos individuos sociais. Para a defesa dos direitos humanos, devemos recusar qualquer autoritarismo, ou arbítrio, pois quaisquer dos dois inviabilizam a democracia na vida social. Temos que buscar ,na verdade, a construção de uma cultura pública democrática, com uma sociedade capaz de propor e questionar.Também devemos salientar que na relação entre o público e o privado, o profissional deve estar preocupado com a qualidade dos serviços prestados, com o respeito aos usuários e com o zelo pela eficácia dos serviços prestados.

Na atualidade, podemos afirmar que, apesar das dificuldades, o assistente social é capaz de ousar e sonhar. Iremos deparar com inúmeras dificuldades, mas os sonhos não podem deixar de existir, pois são eles os impulsionadores da profissão.

O SERVIÇO SOCIAL E FILANTROPIA

A origem etimológica da palavra filantropia significa "amizade pela humanidade". O conceito original, desenvolvido no início do século passado parte do príncipio de que a ação social nasce fundamentalmente da decisão individual de um possuidor de bens ou recursos financeiros, que acredita que esses recursos doados a uma entidade de causa podem fazer a diferença na vida de uma pessoa. Outra abordagem para a filantropia é quando ela atua como segmento da sociedade civil que busca construir um sistema da situação de exclusão do ser humano. Essa abordagem utiliza o recurso privado para o beneficio público, buscando transformar a sociedade, a partir de programas e projetos criativos, testes modelos que tornam serviços e bens mais acessíveis, construção das relações entre diferentes setores e grupos sociais, geração de capital humano e social, influência em políticas públicas.

A filantropia acontece de várias maneiras, através de donativos para ONGs (Organizações não governamentais), comunidades, pessoas, ou apenas o fato de trabalhar para ajudar os demais, de forma direta ou indiretamente. O conceito de filantropia é muito difundido hoje em dia, e relacionado erroneamente as ações de responsabilidade social das empresas. Filantropia está muito mais ligado ao Terceiro Setor, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar.

É comum que as pessoas confundam Serviço Social, Assistência Social e Assistencialismo, porém devemos ter uma melhor compreensão do significado das palavras para entender sua verdadeira relação.

Com base nos conceitos podemos concluir que o assistente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com