TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CHINA

Ensaios: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CHINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo da economia está relacionado com a escassez, ou sua a abundância, de alguns fatores de produção e as formas utilizadas pelos Estados soberanos para lidar com essa questão. Vários são os fatores que influenciam na forma como uma sociedade organiza a sua economia, então, pode-se dizer que estudar economia significa estudar história socio-política das nações. Nesse contexto, nas últimas décadas a China têm se destacado no mercado mundial e atraído olhares curiosos para desvendar os caminhos que levaram esta nação a ascenção na economia mundial.

Apesar de ser uma das civilizações mais antigas do mundo, a China possuía pouca representatividade na economia mundial até 1976. Neste ano Deng Xiaopingassume o poder e inicia uma série de reformulação dos rumos econômicos e sociais do país, responsável por alterar o desenvolvimento da China que passou a ter uma nova inserção na economia mundial. Nas últimas três décadas sua economia passou de um sistema de planejamento centralizado, praticamente fechado ao comércio internacional, para uma economia orientada ao mercado de exportação, autodenominando esse sistema de "economia de mercado socialista".

O rápido desenvolvimento econômico chinês está baseado na estratégia competitiva do governo para atrair investimentos estrangeiros, através de incentivos fiscais que aliam-se ao baixo custo de investimento inicial e à mão-de-obra barata. Soma-se a isso a fata de direitos laborais e de proteção ambiental, que fazem da China o principal destino de investimentos estrangeiros em nível mundial. Apesar das facilidades encontradas os investidores possuem fortes críticas ao país por conta da corrupção e da burocracia estatal.

Os dois setores mais importantes da economia chinesa têm sido a agricultura e a indústria, que produzem mais de 60% do PIB nacional. Apesar da aquisição de algumas fábricas dentre as mais sofisticadas do comércio internacional a maior parte sua produção industrial vem de fábricas ultrapassadas e pouco equipadas.

As transformações econômicas da República Popular Chinesa tem ocasionado um forte impacto em sua economia bem como no mundo inteiro. Suas reformas de mercado, que foram implementadas durante os últimos trinta anos, têm desencadeado iniciativas individuais e o empreendedorismo. Hoje a economia da China é a segunda maior do mundo, superada somente pelos Estados Unidos.

REFERÊNCIAS

PLT 682 - Desenvolvimento Econômico

http://www.camarabrasilchina.com.br/a-china/economia

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1400045-economia-chinesa-cresce-77-em-2013.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Rep%C3%BAblica_Popular_da_China

http://www.infoescola.com/economia/economia-da-china/

http://www.guiageo-china.com/economia.htm

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »