TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO DE HALITOSE NA CLINICA ODONTOLOGICA DA UNIC

Por:   •  8/5/2015  •  Monografia  •  3.861 Palavras (16 Páginas)  •  1.446 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIC TANGARÁ DA SERRA

FACULDADE DE ODONTOLOGIA

Cristiane Nunes Guedes do Nascimento e Moniky........

DIAGNÓSTICO DE HALITOSE NA CLINICA ODONTOLOGICA DA UNIC

Tangará da Serra

2015


 Cristiane Nunes Guedes do Nascimento e Moniky.....[pic 2]

DIAGNÓSTICO DE HALITOSE NA CLINICA ODONTOLOGICA DA UNIC

Proposta para Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Odontologia da UNIC Tangará da Serra como requisito parcial para à obtenção do título de Cirurgião Dentista.

Orientação: Prof. Cristiane Garcia

Tangará da Serra

2015[pic 3]

SUMÁRIO[pic 4]

1        INTRODUÇÃO        

2        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        

2.1        TIPO DE PESQUISA        

2.2        ESTRATÉGIA DA PESQUISA        

2.3        MÉTODOS DE COLETA DE DADOS        

2.4        INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS        

2.5        DEFINIÇÃO DA AMOSTRA        

2.6        MÉTODOS DE ANÁLISE DOS DADOS        

3        REFERENCIAL TEÓRICO        

3.1        ETIOLOGIA        

3.2        PATOGÊNIA        

3.2.1        Patogênese da halitose intra-oral        

3.2.2        Patogênese da halitose extra-oral        

3.3        DIAGNÓSTICO        

3.3.1        Medidas organolépticas        

3.3.2        Monitor portátil de sulfeto        

3.3.3        Cromatografia gasosa        

3.4        TRATAMENTO        

4        CRONOGRAMA        

5        ORÇAMENTOS        

6        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

Halitose é uma palavra que lembra o mau odor, tem origem do latim. Desde antiguidade já é relatado o mau hálito, a quase dois milênios atrás nos tempos dos gregos e romanos. Em 1874 está etiologia começou a ser estudada por how e onde começou a ser descrita ai sim começou a ser considerada uma patologia importante.

A halitose é uma patologia multifatorial com elevada prevalência na sociedade, lembrando que a halitose não e considerada uma doença em si, mas uma alteração do odor oral, que mostra um desequilíbrio local ou sistêmico que precisa se diagnosticado e tratado.

Este mal odor pode ser observado ou não, mas de maneira geral as pessoas são incapazes de distinguir os seus próprios odores. Isso significa que existe algumas pessoas que realmente tem a halitose, e outras “pensam “possuí-las (ET et al.2001; Rosenberg et al, 1999; Murata et al, 2002)

O Problema é essencialmente etiológico, somente com observação cuidados, conhecimento cientifico e bom senso que avaliaremos e diagnosticamos esse mal que tanto deprime e que pode isolar as pessoas. Pretende-se neste trabalho identificar os fatores causadores da halitose, em pacientes atendidos na clínica da Unic Tangara Sul, nas disciplinas de oral 3 e idosos, buscando diagnosticar e ver se o paciente tem conhecimento da halitose e se estes pacientes se encontra e orientá-los quanto a higienização oral.

Ressalta que a grande maioria a doença halitose é uma manifestação de um sinal ou sintoma que se oriunda de alterações fisiológicas e patológicas.

Lembrando se que será considerada a presença de odores quando são ofensivos ao olfato humanos, sendo um sinal, quando houver alteração no senso perceptivo de ordem a olfativa ou gustativo sendo um sintoma.

A halitose é uma patologia causadora de uma repercussão psicológica e social que é devastadora, que pode se tornar um obstáculo nos contatos pessoais, que acaba trazendo consequências graves de ordem psicossocial e afastamento no convívio social, insegurança alteração do comportamento entre outros.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

É a parte onde se descreve a metodologia de pesquisa que será ou foi adotada para o desenvolvimento do trabalho. Descrição breve, porém completa e clara das técnicas e processos empregado.

Neste item, explica-se como se pretende realizar o trabalho/pesquisa, salientando etapas, procedimentos de estudos e coleta de dados, as estratégias a serem utilizadas para análise de dados, realização de ensaios, etc.; a forma como o grupo ou equipe pretende trabalhar.

Descrição das escolhas feitas no processo de pesquisa. Tipo de pesquisa em relação aos objetivos (exploratória / descritiva / explicativa), ao objeto de estudo e técnicas de apreensão (campo / experimental / bibliográfica) e às técnicas e aos procedimentos de coleta de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com