TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5W2H NAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS E FINANCEIRAS DE UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

Por:   •  15/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

BIANCA ALMEIDA ARNONE

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5W2H NAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS E FINANCEIRAS DE UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

MARÇO

2020

Lista de figuras

Figura 1 - 5W2H        9


RESUMO

PALAVRAS-CHAVE


ABRASTRACT

KEYWORDS


SUMÁRIO

1.        Introdução        6

1.1 Objetivo        7

1.2 Problematização        7

1.3 Justificativa        8

2. Consultório Odontológico Dra. Simone Rebelo        11

2.1 Caracterização        11

REFERÊNCIAS        13


  1. Introdução

A Administração é necessária ao desenvolvimento das organizações, do mercado e da sociedade. Essa condição é, sem dúvida, muito importante para a evolução da sociedade contemporânea. O mundo atual é um mundo de organizações. Todas as principais atividades necessárias à vida em sociedade são realizadas a interligadas por organizações. Vivemos em organizações, trabalhamos nelas e dependemos delas para tudo que fazemos: finanças, saúde, educação, segurança, alimentação, vestuário, transporte, religião, entretenimento etc. (CHIAVENATO, 2014 p.4).

Muitas destas organizações no Brasil, são formadas por profissionais liberais, sendo que existem mais de 10 milhões nesta categoria, segundo a confederação nacional da categoria (SEBRAE 2015). Dentre estes profissionais podemos destacar advogados, arquitetos, engenheiros, médicos, dentistas e outros profissionais. Muitos destes são profissionais que saem da faculdade e iniciam suas atividades profissionais, sem muita das vezes, ter conhecimento em gestão (administrativa e financeira) do negócio, dispondo “somente” de conhecimento técnico, negligenciando fatores extras ao objeto do seu negócio.

O presente trabalho visa abordar a rotina de um consultório odontológico na cidade de São Vicente/SP, visando aplicar ações e processos administrativos e financeiros com objetivo de gerar melhorias ao método de gestão utilizado atualmente pela Dentista responsável pelo local.

Segundo dados de março de 2020 do CROSP (Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo), no município de São Vicente/SP (com população de 355.352 habitantes), existem 306 profissionais habilitados pelo órgão para atuar na área, com média de 1.161 habitantes por cirurgião dentista. Também no município constam 65 clínicas cadastradas, com média de 5.466 habitantes por clínica. Esta informação demonstra o mercado com potencial de exploração e a necessidade de uma excelente administração, visando, através do planejamento, organização e controle, a manutenção e aumento da lucratividade do negócio.

1.1 Objetivo

O objetivo deste trabalho é a implementação da ferramenta do 5W2H, no consultório odontológico, visando a organização dos processos administrativos e financeiros, gerando maior controle e organização. Pois conforme Chiavenato (2014, p. 5):

À medida que uma organização é bem-sucedida, ela tende a crescer, aumentar suas operações e incrementar seus recursos e competências. E para ser bem-sucedida, a organização precisa ser administrada. A administração é imprescindível para o sucesso da organização.

A ferramenta do 5W2H, também conhecida como plano de ação, como ferramenta, ganhou mais popularidade com a disseminação das técnicas de gestão da qualidade e, posteriormente, com as de gestão de projetos (SEBRAE – Movimento empreenda). Ela pode ser usualmente aplicada sozinha, para colocar em prática uma decisão simples na empresa, como a aquisição de um novo equipamento ou a execução de uma atividade pontual, como também em um conjunto de ações da empresa. Nas situações mais simples, o preenchimento dos campos dos 5W2H em um formulário feito em editor de texto, planilha ou mesmo no corpo de uma mensagem eletrônica já é suficiente para a elaboração do plano de ação.

1.2 Problematização

Segundo dados da FENACON (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) nos últimos anos, o número de novos negócios no Brasil tem aumentado significativamente. O crescimento é verificado em quase todas as áreas, principalmente nas que oferecem produtos e serviços diferenciados ou personalizados.

É comum em jornais ou internet noticiarem casos de pessoas que abandonaram o emprego formal para se tornarem profissionais liberais e alcançaram o sucesso. Ou então, de alguém que começou do zero e, hoje, é um profissional liberal bem sucedido. Diante deste cenário, a gestão de um negócio seja um advogado trabalhando sozinho ou uma clínica na área da saúde com diversos funcionários, torna-se fundamental a gestão com excelência de todas as atividades.

A problematização do trabalho permeia a seguinte questão: Como obter sucesso no mercado sem uma gestão baseada em princípios de administração?

1.3 Justificativa

Diante da problemática descrita a proposta se baseia na aplicação da ferramenta 5W2H, abordando rotinas administrativas e financeiras, trazendo um plano de ação baseado em princípios da administração, que pode ser definida conforme Chiavenato (2003, p.2):

A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. Assim, a administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração, as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (98.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com