TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO SOCIAL DA REALIDADE REGIONAL E IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS

Trabalho Universitário: DIAGNÓSTICO SOCIAL DA REALIDADE REGIONAL E IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................. 3

1 ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)................................ 4

2 ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL: TEIXEIRA DE FREITAS................................................................................................

4

2.1 EDUCAÇÃO........................................................................................... 5

2.2 LONGEVIDADE..................................................................................... 8

2.3 RENDA.................................................................................................. 9

3 POLÍTICAS SOCIAIS............................................................................... 9

3.1 POLÍTICAS SOCIAIS: EDUCAÇÃO...................................................... 10

CONCLUSÃO.............................................................................................. 12

REFERÊNCIAS........................................................................................... 13

INTRODUÇÃO

É inegável que o crescimento econômico tem grande importância para uma determinada região, pois, em tese, uma economia forte propicia melhores condições de garantia de boas condições de vida aos seus dependentes. Porém, esta tese dificilmente se confirma, fazendo com que os ganhos de uma economia forte não cheguem a todas as esferas da sociedade, sobretudo, as de extrema pobreza e pobreza.

Neste contexto, houve a criação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para suprir esta necessidade de transferir o foco de qualidade de vida da ótica da economia para a ótica do ser humano. Assim, a medição da qualidade de vida de uma população não é medida apenas pelo crescimento da economia, mas pelos índices de educação, longevidade e renda registrados pela população.

Estes dados – mais reais – trazem a situação da sociedade, seus pontos positivos – que devem ser mantidos – e seus pontos negativos – que devem receber especial atenção para serem dirimidos – para que os responsáveis, não apenas o Estado, possam equacionar as questões e melhorar constantemente a vida dos seus cidadãos.

1 ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

A perceptível impossibilidade de medição correta do progresso – ou regresso – da qualidade de vida de uma população apenas pela análise de seus índices econômicos motivou a criação, pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen (vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 1998), do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Com foco no ser humano, o cálculo do IDH é baseado em três bases, que são a educação, saúde e renda. O IDH, que começou a ser calculado no ano de 1990, é chancelado e calculado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento desde 1993, tornou-se referência mundial para a análise da situação atual de desenvolvimento humano de cada região e como base do planejamento das políticas sociais que serão escolhidas pelos governos com o objetivo de melhoria – ou manutenção – dos indicadores que formam o IDH.

No Brasil, com os mesmos objetivos do IDH, é calculado também o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), adaptado metodológica e conceitualmente à realidade singular dos municípios. Este índice mais específico no âmbito geopolítico foi publicado nos anos de 1998, 2003 e 2013, com base no Censo de 1991, de 2000 e de 2010, respectivamente, e tem por finalidade basear o planejamento de ações que visem o desenvolvimento local e o consequente bem-estar da população de cada porção territorial analisada.

2 ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL: TEIXEIRA DE FREITAS

Teixeira de Freitas é uma cidade localizada no Sul Baiano, emancipada politicamente em 1986 e, segundo o Censo 2010 (IBGE), com uma população de 138.341 habitantes. Considerada uma cidade bem desenvolvida economicamente e destacada em sua microrregião, Teixeira de Freitas tem o IDH-M (2010), publicado pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, estabelecido em 0,685 – considerado de nível médio num índice que vai de 0 a 1.

A análise dos pontos pesquisados nos anos de 1991, de 2000 e de 2010 demonstra que o IDH-M da cidade de Teixeira de Freitas apresentou evolução substancial em seus três componentes (educação, longevidade e renda). Esta evolução levou o IDH-M teixeirense a ser superior que a média do IDH-M dos municípios do estado da Bahia (0,660), entretanto, ainda continua inferior a média do IDH-M dos municípios de todo Brasil (0,727). No ranking do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, Teixeira de Freitas ocupa a 2309ª posição entre todos os 5.565 municípios brasileiros.

2.1 EDUCAÇÃO

Em Teixeira de Freitas, dentre todos os três componentes do IDH-M, o que mais cresceu entre 1991 e 2010 foi o segmento Educação. A qualidade da educação teixeirense que, em 1991, foi avaliada com uma pontuação de 0,169 obteve, em 2010, índice de 0,588, portanto, registrou aumento – em números absolutos – de 0,419 pontos.

A avaliação da qualidade de educação que compõe o IDH-M é realizada com a análise da proporção da frequência das crianças e jovens e quando da conclusão dos ciclos escolares; da escolaridade da população adulta; e os anos esperados de estudo para que uma criança complete a vida escolar.

Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, nos cinco pontos analisados sobre a frequência escolar das crianças e jovens, Teixeira de Freitas registrou aumento em todos os pontos como se percebe a seguir:

 A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com