TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO E LEGISLAÇÃO - AULA TEMA 3

Monografias: DIREITO E LEGISLAÇÃO - AULA TEMA 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Vamos aprimorar nosso conhecimento , ao entrar neste assunto de democracia no Brasil , a fim de percebemos como se daria a consulta popular caso o Parlamentarismo estivesse prevalecendo, e ver a diferente do nosso Presidencialismo .

1. A Constituição seguiu as palavras de Rosseau de que “democracia é o governo do povo pelo povo e para o povo”, poder este que antigamente nos era roubado pelos imperadores, ditadores, e maus políticos que optavam pelo sufrágio restrito que era o direito de votar somente de pessoas que preenchiam uma determinada lista de condições, tipo nascimento e fortuna. Há alguns anos tivemos que escolher se era preciso continuar ou não com o parlamentarismo, e os votos foram para o presidencialismo que não é nada mais que um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado e escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios.

Se nos dias de hoje o povo fosse convocado ara uma consulta popular que viesse tratar de mudanças de regimes do governo esta consulta continuaria com o mesmo resultado, o presidencialismo.

Primeiro porque fomos explorados por esse regime por um bom tempo, coisa que os cidadãos mais velhos certamente não esqueceram a população jovem na maioria das vezes não sabem direito o que é o parlamentarismo, pois ainda estamos vivenciando essas mudanças que é a democracia direta, para o exercício indiretamente do povo, final o poder é nosso!

Vivenciamos e ainda estamos vivenciando uma grande mudança, desde a promulgação da Constituição federal, que nos garantiu direitos importantíssimos. O país cresce a cada dia mais, a cultura é escolher o presidente e nunca delegar esse poder a outros, sabemos que devemos mudar muito e ainda existem diversos enigmas políticos a serem desvendados para o povo. O Presidencialismo é a nossa cultura, somos cidadãos vivendo em cidadania, com direitos positivos e naturais, podendo usufruir do sufrágio, que é nosso direito de votar e ser votado, essa é nossa democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com