TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho Escolar: DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  6.852 Palavras (28 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 28

RESUMO

As Ciências Sociais estudam as interações humanas e, assim, pode-se dizer que se preocupam com o comportamento humano. Focam na interpretação do mundo social, através da objetividade garantida pela utilização do método científico. Nesta atividade, iremos estudar mais a fundo como são estas interações humanas e como as Ciências Socias as analisam.

Vamos estudar os movimentos e conflitos populacionais, a construção de identidade e a formação de opiniões. Estudar costumes e hábitos, relação entre indivíduos, grupos, instituições, etc. Desenvolver e utilizar um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpretar os problemas da sociedade, da política e da cultura.

ABSTRACT

The Social Sciences study human interactions and thus can be said to care about human behavior. Focus on the interpretation of the social world, through the objectivity ensured by the use of the scientific method. In this activity, we will study further how these Human and Social Science as analyze the interactions.

Let’s study conflicts and population movements, the construction of identity and the formation of opinions. Studying customs and habits, the relationship between individuals, groups, institutions, etc.. Develop and use a varied set of techniques and research methods to the study of human groups and interpret the problems of society, politics and culture.

SUMÁRIO

Introdução

Capítulo 1. Cultura, Indivíduo e Sociedade

1.1 A Construção Social da Realidade

Capítulo 2. “A Classe Operária Vai ao Paraíso”: Trabalho, Consumo e Sociedade

2.1. Cultura, Indivíduo e Sociedade: Problemas e Altenativas

2.2. Quais as Interações Sociais São Existentes no Cotidiano da Sociedade Atual?

Capítulo 3. Divergências Sociais

Capítulo 4. “Pajerama” - Problematização/ Reflexão da Exploração do Meio Ambiente

Conclusão

Referências Bibliográficas

Introdução

As diversas Ciências Sociais são assim chamadas por analisarem sobre realidades Sociais ou fenómenos da realidade Social. Apesar de cada Ciência focar um determinado fenómeno social, todas elas se baseiam na realidade social. É por isto que não se pode deixar de referir a Complementaridade das Ciências Sociais.

Todas as ciências sociais têm como objectivo uma única realidade social que pode ser estudada mediante variadas abordagens.

Tendo em conta este aspecto, cada ciência procurou eleger um conjunto de pressupostos teóricos e instrumentos científicos que delimitem o seu campo de estudo.As Ciências Sociais incorporam o dia a dia das pessoas, esse campo que estuda a sociologia dos indivíduos. Podemos verificar as interações sociais com a vida particular do indivíduo, de maneira mais clara é perceptível a influência que a cultura, a sociedade e os indivíduos em si exercem um perante o outro, transmitindo hábitos, modos de convivência e comportamentos. Incorporando a sociedade que vivemos temos perceptível seu modo de vida, hábitos, o indivíduo que, apesar da influência que recebe da cultura, pensa, age e tem sua personalidade própria, trazendo à tona a desigualdade de um indivíduo para o outra, e por final a sociedade em que estamos inseridos e que irremediavelmente depende da cultura e do indivíduo para ser composta, acrescida e fomentada.

1. Cultura, Indivíduo e Sociedade

Por ora é suficiente definir cultura como a maneira de viver de umasociedade. Esta maneira de viver compreende inúmeros pormenores referentesao comportamento, mas entre eles há sempre fatores em comum.Representam todos a atitude normal e previsível de qualquer dos membros dasociedade diante de uma dada situação. Em conseqüência, apesar do númeroinfinito de pequenas variantes que podem ser encontradas na atitude de algunsindivíduos, ou mesmo nas atitudes de um mesmo indivíduo em momentosdiferentes, verificar-se-á que a maior parte das pessoas, em uma sociedade,reagirá geralmente da mesma forma a uma situação dada. Por exemplo: nanossa sociedade, quase toda gente se alimenta três vezes por dia e toma umadessas refeições aproximadamente ao meio-dia. Além disso, aqueles que nãoseguem esta rotina são considerados esquisitos. Um tal consenso sobre aconduta e a opinião constitui um padrão cultural; a cultura, como um todo, é umconjunto mais ou menos organizado de tais padrões. A cultura, como um todo, proporciona aos membros de uma sociedadeum guia indispensável em todos os campos da vida. Sem ela, tanto asociedade como seus membros estariam impossibilitados de funcionareficientemente. O fato de a maioria dos membros da sociedade reagir a umadada situação de determinada forma capacita qualquer um a prever ocomportamento, com um alto grau de probabilidade, se bem que jamais comabsoluta certeza. Essa previsão é um pré-requisito em todo tipo de vida socialorganizada. Se o indivíduo vai trabalhar para outros, precisa estar seguro deser recompensado.

O conceito de cultura, tal como o de sociedade, é uma das noções mais amplamente usadas em Sociologia. A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são ideias abstratas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra.

Quando usamos o termo, na conversa quotidiana comum, pensamos muitas vezes na cultura como equivalente às «coisas mais elevadas do espírito» – arte, literatura, música e pintura. Os sociólogos incluem no conceito estas atividades, mas também muito mais. A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. Inclui a forma como se vestem os costumes, as formas de trabalho, religiões e etc. Abrangem também os bens que criam e que se tornam portadores de sentido para eles, arcos e flechas, arados, fábricas e máquinas, computadores, livros, habitações.

A cultura pode ser distinguida conceptualmente da «sociedade», mas há conexões muito estreitas entre estas noções. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com