TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A CIÊNCIA POLÍTICA

Por:   •  10/12/2018  •  Ensaio  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE HUMANIDADES

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A CIÊNCIA POLÍTICA

CONTROLE DE LEITURA

Aluno: José Lucas P da Silva                        Matrícula: 116130822

  • Conforme as leituras e as discussões desenvolvidas do texto de Weffort (1998), elabore um texto que aborde as concepções de Estado para Rousseau e Locke.

Para Rousseau, o homem tinha uma vida animal, de forma que sua rude existência nas florestas fez dele um ser robusto, ágil com os sentidos aguçados, pouco sujeito às doenças, das quais a maioria nasce na vida civilizada. Vivendo assim o homem era feliz e suas únicas paixões eram os instintos naturais, facilmente satisfeitos.

O ponto principal de argumentação de Rousseau é que a natureza não destinaria o homem primitivo à vida em sociedade. A séculos o homem viver solitário e independente e tudo isso era o essencial para a sua felicidade ou bem-estar. Para o autor ele só se distinguia dos animais por sua maior inteligência, pela consciência de ser livre e não ser submetido a se desenvolver (Weffort, 1998).

Rousseau condena o espírito de civilização moderna, atacando a própria organização da sociedade. Rousseau afirma: a liberdade do homem está cada vez mais ameaçada porque a desigualdade social é crescente. Para ele os homens exercem naturalmente seus instintos, não sendo nem bom nem mal, mas um ser amoral. Isto significa que na natureza os homens não se agridem mutuamente sem uma motivação, mas apenas por legítima defesa. Além do mais, a desigualdade surge quando alguém cerca um lote de terra e diz, “isto é, meu”.

        A outra teoria que se contrapõe em partes é a de Locke, sua formulação não se trata da revolução de 1648, mas da segunda revolução a que se concluiu pelo ano 1689, uma revolução de caráter essencialmente liberal, ela foi fruto de acordos entre a monarquia e a aristocracia por um lado, por outro, pela burguesia.

        Locke observa que o homem em seu estado natural está plenamente livre, mas sente obrigado a colocar limites a esse estado, por alguns motivos, sendo um deles a garantia à propriedade privada, os homens se juntam em sociedades políticas, com a finalidade de garantir os bens materiais. O estado natural para o autor significa a falta de Estado, o que não garante ao homem o direito de ter propriedade.

        Com o objetivo justamente do direito à propriedade, os homens estabelecem um contrato social que dá logicamente origem tanto a sociedade como o Estado político. Se o Estado ou o governo não obedecerem ao contrato, o Estado político deixa de ter sentido, não justifica a sua finalidade, não teria justificativa para sua existência. O Estado existe para garantir determinadas liberdades, a segurança pessoal sem a qual fica difícil o próprio direito a propriedade, defender também a iniciativa econômica típica do liberalismo moderno.

É da natureza do individualismo burguês a defesa do Estado liberal a economia política que favoreça na concentração da renda. Antes uma concepção política que o homem existia antes da formação do Estado, desse modo reflete Locke, condições em que os homens estavam soltos, como animais, teoria também entendida por Marx, mas de forma diferente, o homem é um ser social, torna se homem na média que trabalha e vive em sociedade.

De acordo com alguns pensadores, os homens existiram antes da sociedade humana, sendo que a mesma só nasceria pelo contrato, entre os homens preexistentes, sem a sociedade política não seria possível o desenvolvimento do Estado e da iniciativa privada da produção. Segundo Marx do ponto de vista histórico essa concepção seria uma ilusão, pelo seguinte motivo, o homem só se torna homem em sociedade, relacionando politicamente com outros homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com