TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Onde Vem O Dinheiro

Pesquisas Acadêmicas: De Onde Vem O Dinheiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

DE ONDE VEM O DINHEIRO

O DINHEIRO SÓ SE TORNA CAPITAL QUANDO É USADO PARA ADQUIRIR MERCADORIAS , OU TRABALHO COM FINALIDADE DE VENDE - LOS NOVAMENTE.QUANDO O DINHEIRO É EMPREGADO NUM EMPREENDIMENTO OU TRANSIÇÃO QUE DÁ UM LUCRO , ESSE DINHEIRO SE TRANSFORMA EM CAPITAL . É A DIFERENÇA ENTRE COMPRAR PARA USO ( FASE PRÉ - CAPITALISTA) E COMPRAR PARA VENDER COM O OBJETIVO DE GANHAR (FASE CAPITALISTA).

O CAPITALISTA É O DONO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO --EDIFÍCIOS , MÁQUINAS , MATÉRIA -PRIMA , ETC. COMPRA A FORÇA DE TRABALHO . É DA ASSOCIAÇÃO DESSAS DUAS COISAS QUE DECORRE A PRODUÇÃO CAPITALISTA.

ANTES DA IDADE CAPITALISTA , O CAPITAL ERA ACUMULADA PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DO COMÉRCIO TERMO ELÁSTICO , SIGNIFICANDO NÃO APENAS A TROCA DE MERCADORIAS , MAS INCLUINDO TAMBÉM A CONQUISTA , SEQUE EXPLORAÇÃO.FOI A PARTIR DO SÉCULO XVI QUE SE COMEÇOU A REUNIR CAPITAL EM VOLUME BASTANTE GRANDE PARA SATISFAZER TODA NESSECIDADE . DEPOIS DA HOLANDA , A INGLATERRA ERA O MAIS IMPORTANTE PAÍS CAPITALISTA.

É PRECISO , ALGO MAIS DO QUE O CAPITAL ACUMULADO , ANTES QUE A PRODUÇÃO CAPITALISTA EM GRANDE ESCALA PUDESSE COMEÇAR . O CAPITAL , ISTO É , PARA DAR LUCRO , ENQUANTO NÃO HOUVER O TRABALHO NECESSÁRIO PARA PROPORCIONAR ESSE LUCRO.

PORTANTO ERA NECESSÁRIO TAMBÉM UMA OFERTA DE TRABALHO ADEQUADA . NO SÉCULO XX , COM O DESEMPREGO EM TODA PARTE , É DIFÍCIL COMPREENDER QUE HOUVE UM TEMPO NO QUAL ARRANJAR TRABALHADORES PARA A INDUSTRIA CONSTITUÍA UM VERDADEIRO PROBLEMA . FOI NA INGLATERRA QUE O CAPITALISMO EM GRANDE ESCALA SE DESENVOLVEU A PRINCÍPIO , E POR ISSO SUAS ORIGENS ALI SÃO MAIS EVIDENTES .

HOUVE FECHAMENTOS DE TERRA NO SÉCULO XVI , XVIII E EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XIX .EMBORA O MOVIMENTO DE FECHAMENTO SEJA MAIS TÍPICO NA INGLATERRA, OCORREU EM PROPORÇÕES MENORES NO CONTINENTE EUROPEU.

NO TODO , AS CIRCUNSTÂNCIAS DAS CLASSES MAIS BAIXAS SÃO MODIFICADAS , PARA PIOR , SOB QUASE TODOS OS ASPECTOS . DE PEQUENOS OCUPANTES DA TERRA SÃO REDUZIDOS A CONDIÇÃO DE TRABALHADORES DIARISTAS E ASSALARIADOS.

A PERDA DOS DIREITOS `COMUNS ATINGIU DURAMENTE OS INGLESES . NA FRANÇA CRESCEU A CLASSE DO PEQUENO CAMPONÊS PROPRIETÁRIOS , MAS NA INGLATERRA , ONDE O CAPITALISMO INDUSTRIAL SE DESENVOLVEU MAIS RAPIDAMENTE DO QUE EM QUALQUER OUTRO LUGAR ,O PEQUENO PROPRIETÁRIO DESAPARECEU QUASE TOTALMENTE.

EXPULSAR DAS TERRAS AS CLASSES MAIS BAIXAS TIVERAM DE SE TORNAR ASSALARIADOS . O FECHAMENTO FOI UMA DAS PRINCIPAIS FORMAS DE OBTER O NECESSÁRIO SUPRIMENTO DE MÃO-DE-OBRA PARA INDUSTRIA.

O TRABALHO MANUAL FOI LIQUIDADO PELA QUEDA DOS PREÇOS PELA CONCORRÊNCIA DA MÁQUINA. DESSA FORMA , COMEÇOU A EXISTIR A CLASSE TRABALHADORA SEM PROPRIEDADES , QUE COM A ACUMULAÇÃO DO CAPITAL TORNA-SE ESSENCIAL AO CAPITALISMO INDUSTRIAL.

A ACUMULAÇÃO DE CAPITAL VEIO DO COMÉRCIO PRIMITIVO MAIS A EXISTÊNCIA DE UMA CLASSE DE TRABALHADORES SEM PROPRIEDADES , PRE NUNCIAVAM O INICIO DO CAPITALISMO INDUSTRIAL.

CAPÍTULO 15

REVOLUÇÃO NA INDUSTRIA , AGRICULTURA , TRANSPORTE .

O APARECIMENTO DA MÁQUINA A VAPOR FOI O NASCIMENTO DO SISTEMA FABRIL EM GRANDE ESCALA . ERA POSSÍVEL TER MÁQUINAS A VAPOR SEM FÁBRICAS .

O SISTEMA FABRIL , COM SUA ORGANIZAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com