TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina o que é democracia e comente suas diferenças para o regime autoritário?

Por:   •  17/4/2017  •  Dissertação  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS PARANAGUÁ

Curso Técnico Em Meio Ambiente Turma 2014

Docente responsável: Marcos Passardi

Discente:  Rubiane Garcia Loppnow

1) Defina o que é democracia e comente suas diferenças para o regime autoritário?

“Democracia é uma Forma de governo onde o povo exerce a soberania, é o povo que decide através de eleições e plebiscitos quem irá governar e são os representantes do povo que votam e decidem  pela maioria.”

o regime democrático se caracteriza por eleições livres, com direito a liberdade de imprensa, expressão, exposição de opiniões contrárias, respeitando os direitos civis e constitucionais  organização e expressão do pensamento político. Exemplo : a forma de Governo que temos atualmente.

Regime político autoritário é  a forma de governo no qual o indivíduo não pode expor seu pensamento crítico  seu líder controla tudo e faz com que haja uma grande censura onde os direitos de liberdade social são suspensos, onde o povo não pode exercer seu papel de cidadão, usando muitas vezes de violência para conseguir controlar  e punir seus opositores .exemplo: os ditadores .

2) Apresente e comente as principais diferenças do sistema Parlamentarista e o sistema Presidencialistas?

parlamentarista é uma forma de governo no qual o chefe de estado não é um eleito direto do povo por isso não pode exercer totalmente e plenamente os poderes que a Constituição lhe atribui,pois  não possui a legitimidade democrática, tendo que sempre, que submeter-se ao parlamento e pode ser destituído a qualquer momento de seu cargo. Exemplo: a forma de Governo da Inglaterra

sistema presidencialista é a forma de governo no qual o chefe de estado é o presidente da república , que é eleito pelo povo e cabe ao presidente escolher os ministros que irão auxiliá-lo, tem como principais características os três poderes: executivo, legislativo e judiciário.mais um exemplo de nosso sistema governamental

3) O texto defende que para os pobres é fundamental a criação do partido político, já para os ricos, Não, Explique?

ao meu ver a importância da criação de partidos políticos para os pobres está voltada a necessidade de representação, para ter políticas pensadas e voltadas para sua classe, no intuito de estabelecer a igualdade, já para os ricos não existe essa necessidade, uma vez que a grande maioria se julga superior e acima de qualquer lei, os ricos podem comprar espaços em jornais  e revistas , podem comprar um leito de hospital, educação para seus filhos, já os pobres precisam do governo para tal feito. a classe baixa necessita de representatividade assim como os operários tiveram, os cristãos tiveram, e se parar para pensar os ricos possuem partidos políticos sim, pois existem grandes partidos que legislam para a classe alta, já tivemos um partido que pensou nos menos favorecidos , mas este infelizmente foi obrigado a nos abandonar. cabe a nós agora, somente esperar e sonhar com um futuro melhor.

4) Porque em um sistema de dois partidos dominantes, a tendência é que eles se tornem muitos parecidos? Quais os problemas desse fenômeno? Explique.

é´comum que partidos dominantes tornam-se parecidos para manter o equilíbrio entre eles, geralmente abrem concessões de “valores”com a finalidade de conquistar cada vez mais apreciadores e assim cada vez mais manter sua hegemonia, quanto mais eleitores mais cadeiras se conquista e por sua vez mais tempo no poder.

o maior problema deste fenômeno é a perda da identidade inicial gerando a frustração do eleitorado, mas a maior perda é para democraCIA, POIS ATUALMENTE NO BRASIL EXISTEM CERCA DE 35 PARTIDOS POLÍTICOS, MAS SE PARARMOS PARA  PENSAR EXISTEM 3 QUE DOMINAM O LEGISLATIVO E O EXECUTIVO E DOIS DESTES SÃO IDÊNTICOS(VOLTADOS PARA A BANCADA RURALISTA E OS INTERESSES ECONÔMICOS DOS MAIS ABASTADOS, E O TERCEIRO  CAUSOU A MAIOR DECEPÇÃO PARA A POPULAÇÃO QUE O DEFENDIA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (378.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com