TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Degenerescência E Personalismo são Categorias De Interpretação Da Realidade Brasileira Utilizadas, Respectivamente, Pelos Seguintes Autores:

Dissertações: Degenerescência E Personalismo são Categorias De Interpretação Da Realidade Brasileira Utilizadas, Respectivamente, Pelos Seguintes Autores:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Algumas reflexões serão feitas sobre o tema Dislexia no contexto escolar, este estudo será realizado por meio de pesquisa bibliográfica, pretendendo-se abordar a importância do diagnóstico e as estratégias que podem auxiliar no aprendizado da criança com dislexia.

Esta pesquisa abordará três capítulos que se dividirão entre os conceitos, as causas, o diagnóstico da dislexia, a importância da leitura, o processo e as dificuldades da leitura, a função de cada profissional no diagnóstico da dislexia; abordará um pouco da história da Associação Brasileira de Dislexia e para fechar a pesquisa abordará as leis que amparam a criança com dislexia; o papel da escola e do educador no desenvolvimento da criança disléxica, a importância da família na vida dessas crianças e abordará o principal objetivo dessa pesquisa que são as estratégias para trabalhar com crianças disléxicas.

Nesta pesquisa serão abordadas as dificuldades que os indivíduos disléxicos enfrentam a cada dia na execução das suas tarefas escolares, estendendo essas dificuldades aos pais e professores que procuram ajudá-los, mas não encontram o caminho certo por acharem ser um conjunto de dificuldades que se restringe, apenas, ao aprendizado da leitura e da escrita.

Os disléxicos aprendem, mas precisam ser diariamente assessorados, incentivados a começar e a recomeçar os estudos ou a leitura de qualquer coisa que seja. Começar a leitura de pequenas partes por vez e repeti-las é um procedimento adequado.

Quando se conhece o problema da Dislexia tudo parece ficar mais compreensivo, assim, os pais e os professores devem procurar conhecer situações reais do problema, facilitando bastante a busca pelas soluções mais adequadas para estimular os indivíduos disléxicos nesse trilhar pelos caminhos da aprendizagem.

Valorizar os acertos da criança e não destacar somente os erros é um dos caminhos para auxiliá-los no crescimento. Não somente em assuntos relacionados à escola como também no dia a dia; observar a criança e perceber o que para ela funciona melhor: estudar à tarde, pela manhã ou à noite; sozinho ou acompanhado; fazer intervalos de 15 minutos ou meia hora, etc. cada criança é diferente da outra e com os disléxicos também funciona assim.

Entende-se por dislexia do desenvolvimento ou evolutiva; um distúrbio do processo de aprendizagem, o termo deve ser empregado para aqueles que apresentam uma ineficiência incomum e específica nas habilidades da leitura e escrita, ao longo de seu processo de educação formal.

Os disléxicos apesar de possuírem potencialidade igual ou superior à média, acuidade auditiva e visual normais, ausência de problemas afetivo-emocionais primários, acabam apresentando um quadro de dificuldades que precisam ser vencidas diariamente e precisam de apoio e companhia na execução das atividades e também serem favorecidos com instrução acadêmica adequada.

É importante que os profissionais abracem a ideia de desempenhar um olhar mais apurado e sensível do ser disléxico e de suas dificuldades e para que possa se entender o quanto os aspectos inconscientes influenciam na aprendizagem e o quanto a harmonia psíquica capacita ou prejudica esta atividade, além de que a própria dificuldade de leitura e escrita é um fenômeno pluridimensional, que não se situa apenas no portador, mas também na família, no professor, nos métodos educacionais, na escola e na sociedade, ou seja, nas múltiplas interações entre eles.

É evidente que o quadro sintomático dos indivíduos disléxicos está expressando claramente que algo não está bem com o sujeito e que precisa ser modificado. Assim, ao término do diagnostico – sendo caracterizado um quadro de dislexia, o tratamento vai ser direcionado aos sintomas do indivíduo, visando à superação dos mesmos, já que estes estão impedindo a evolução de seu processo geral de aprendizagem.

Sabe-se que toda criança inicia seu processo de escolaridade desejando aprender,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com