TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demissão Por Justa Causa

Trabalho Universitário: Demissão Por Justa Causa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO MP: Pré – Projeto de pesquisa

PROFESSORA:

Aluno

SÃO PAULO

2012

Tema: Demissão por justa causa.

Problemática: Porque hoje se tornou comum à demissão por justa causa nas organizações?

Hipótese: As relações sociais sofrem constantes interações, o que implica na possibilidade de choque de interesses das pessoas de que a integram. Nas relações trabalhistas essa realidade não é diferente, os entes que integram a relação de emprego, Empregador e Empregado, estão em desigualdade de condições.

Objetivos gerais: Entender o que caracteriza uma justa causa e como as organizações estão a utilizando.

Objetivos específicos: Qual a verdadeira motivação para que haja uma quebra de contrato tão abrupta entre empregado e empregador e como solucionar para que não haja desmotivação no ambiente empresarial.

Justificativa: Como as relações entre empregado e empregador sofrem esse choque de interesse e ambas as parte se sente na maior parte prejudicadas, por tanto é onde o Direito surge justamente para regular estes conflitos, solucionando pacificamente as lides e impondo ordens às relações sociais.

Base teórica:

Anexo

Demissão por justa causa cresce 13,7% em SP

http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/demissao-por-justa-causa-cresce-137-em-sp/

Gisele Tamamar

Sem aviso prévio e direitos trabalhistas. Foi assim que 27.324 trabalhadores foram demitidos entre janeiro e maio na região metropolitana de São Paulo. Utilizada pelos empregadores para postergar o pagamento dos direitos trabalhistas durante a crise financeira, a demissão por justa causa este ano segue em crescimento mesmo com recuperação da economia caracterizada pelo aumento do emprego, consumo e crédito.

Ante o mesmo período de 2009 o número de demissões por justa causa cresceu 13,78%, totalizando 24.013 desligamentos. Em dez anos, a alta foi de 146,38%, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia da Unicamp, José Dari Krein, é preciso avaliar o número de demissões proporcionalmente. Entre 2001 e 2008, as demissões justificadas oscilaram entre 1,64% a 1,95% do total das dispensas. O índice subiu para 2,38% e 2,46% em 2009 e 2010, respectivamente.

Krein

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com