TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Do Assistente Social

Ensaios: Desafio Do Assistente Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

Após analisar, pesquisar e elaborar as etapas anteriores deste desafio, sobre a importância do Serviço Social na nos tempos contemporâneos. Na etapa final enfatizamos e aprofundamos a área do Terceiro Setor.

Com as mudanças nas políticas sociais origina uma ampla reforma no Estado, ajustando as diretrizes e ações não governamentais enraizados numa estrutura neoliberal. Refletindo, com isso, no processo do mercado do trabalho do assistente social assume um novo perfil.

Com a reforma da política social surgem as privatizações na esfera estatal, controlando as forças de trabalho e produção. Portanto, ocorre uma grande demanda e uma diversidade de instituições não governamentais (ONGS), que caracterizam o terceiro setor.

O terceiro setor não é publico nem privado, mas sim uma união entre ambos para uma finalidade maior que supra asfalhas do Estado e do setor privado no atendimento ás necessidades da população, em uma relação conjunta.

Também, realiza importantes contribuições a estruturação e coesão social e o faz expressando e atuando em diferentes dimensões, ocupando uma grande variedade de atividades e funções, como por exemplo: o apoio mútuos entre pessoas, analise da realidade social, a critica e a denuncia, a inovação social, a participação cidadã entre outras.

A ação do terceiro setor abrange outras somas intercalando suas atividades de caráter sócio laboral, sócio educativo ou sócio cultural. Outra situação a considerar é que o setor publico assume a obrigação de patrocinar, pois o setor não lucrativo geram serviços sociais de responsabilidade publica.

Porém, o Terceiro Setor encontra dificuldades. A situação atual das ONGs, como são chamadas essas organizações sem fins lucrativos, inclui dificuldades de várias ordens, como identificar fontes de financiamento, elaborar propostas consistentes, captar recursos e gerir as organizações e seus projetos. Elas enfrentam críticas sobre o papel que ocupam na economia e na sociedade, sua relação com o governo e as empresas, seu raio de atuação – isso sem mencionar a questão de apropriação indevida das relações institucionais e dos recursos.

Contudo a realidade do terceiro setor é muito plural e diversa: no âmbito jurídico, cabe tratar de associações,fundações, cooperativas e outras formulas de atuação. Há uma diversidade de organizações de porte grande, médio e pequeno porte. Um variado grau de profissionalização na atividade das entidades.

O conjunto de instituições identificadas como ONGs abarca desde santas casas até fundações que apóiam causas de naturezas diversas (meio-ambiente, cultura, profissionalização etc) e atingem públicos variados (como crianças, adolescentes em situação de risco, pacientes de doenças incuráveis ou idosos). Muitas vezes, situam-se no limiar de ações características de voluntariado ou, mais profissionais, cumprem papel fundamental em áreas não alcançadas por uma instituição pública. Acabam por representar uma opção de emprego para muitos pesquisadores que não conseguem ser absorvidos pelo mercado de trabalho formal.

Portanto, o Terceiro Setor deve ser compreendido dentro de uma conjuntura social, econômica e política que tem determinado a sua configuração no contexto contemporâneo. Interligando ao Estado e ao mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com