TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM OLHAR SOBRE O ASSISTENTE SOCIAL E SEUS DESAFIOS

Monografias: UM OLHAR SOBRE O ASSISTENTE SOCIAL E SEUS DESAFIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  1.460 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

AUDILEIDE DUARTE GADELHA

FERNANDO POSSIDONIO ALVES

JÉSSICA ALVES RIBEIRO

MARIA DAS GRAÇAS CASIMIRO MARQUES

MARIA DELIANE ESTRELA SANTOS

MARIA ELAINE CASIMIRO GADELHA MAIA

MAYARA BATISTA SILVA AMORIM

UM OLHAR SOBRE O ASSISTENTE SOCIAL E SEUS DESAFIOS

Sousa

2013

AUDILEIDE DUARTE GADELHA

FERNANDO POSSIDONIO ALVES

JÉSSICA ALVES RIBEIRO

MARIA DAS GRAÇAS CASIMIRO MARQUES

MARIA DELIANE ESTRELA SANTOS

MARIA ELAINE CASIMIRO GADELHA MAIA

MAYARA BATISTA SILVA AMORIM

UM OLHAR SOBRE O ASSISTENTE SOCIAL E SEUS DESAFIOS

Trabalho proporcionado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Sousa

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIA 11

Introdução

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão mais ampla sobre a prática profissional do Assistente Social, através da escavação do conhecimento da sua atuação nos espaços sócio ocupacionais, perfilhando suas grandezas e desafios na locação e prática dos direitos sociais.

Abordar a questão da necessidade que o profissional do Serviço Social tem de se debruçar sobre a constituição de um conhecimento crucial e essencial acerca da realidade da sociedade, para que os envolvidos neste desempenho tenha a capacidade de construir objetivos e intervenção, bem como replicar e atender às demandas sociais colocadas pela própria realidade que estão inseridos e pelo próprio mercado de trabalho superando assim os desafios propostos nesta relação.

Analisar o Serviço Social no seu histórico e abordando os dias atuais, perante as novas exigências e dinâmica da profissão, oriundas das mais vastas e extensas alterações no mundo do trabalho, das realidades da sociedade brasileira, diversidades das organizações, desigualdades e pelas diversos conflitos e questões sociais que envolve o nosso país, inclusive das decorrentes e mais novas configurações impregnada na sociedade, implicando analisar os avanços e as novas provocações da profissão.

Desenvolvimento

Ao adentrarmos no entendimento do cenário brasileiro em meados do século XX buscamos entender como o desenvolvimento de uma perspectiva de mudança nas formas de atuação e abordagem do Serviço Social impussionou esta metamorfose.

Através da mobilização de coligações de assistentes sociais que ostentavam novos conhecimentos da ação profissional, unidas com a lutas das classes populares por mudanças sociais trouxe a intensificação das pressões sociais e pelos desejos e necessidades dos setores populares, em torno desta junção político-sócio-econômica alarmada pelo adensamento das desigualdades sociais e pela questões sociais, que trouxe uma renovação, uma força para que a categoria profissional dos assistentes sociais fossem impulsionados a um extraordinário movimento que reconceituou o Serviço Social.

De acordo com as particularidades da realidade social do país, houve formas de abordagem das mudanças na profissão, com a necessidade de novos suposições teóricas e novas propostas de ação destes profissionais engajadas com os interesses do povo, indicando a exigência de um novo projeto de formação profissional, mas sua proposta foi centrada no questionamento dos métodos e objetivos, da ação destes profissionais e da conceituação da formação, buscando a superação da prática profissional dos assistentes sociais.

A partir deste processo criou-se uma nova perspectiva teórico-metodológica alimentada pela formação e ação profissional comprometida com um processo de transformação da realidade social.

Segundo Silva e Silva,

[...] a formação profissional é entendida como processo dialético, portanto aberto, dinâmico e permanente, incorporando as contradições decorrentes da inserção da profissão e dos profissionais na própria sociedade. Com esse entendimento, falar em formação profissional implica acompanhar a dinâmica da sociedade e a trajetória histórica do próprio Serviço Social, procurando entender os condicionamentos que a sociedade impõe sobre a prática profissional. (Silva, 1995, p. 73)

Nos dias atuais o profissional se depara com novas exigências impostas pela própia dinâmica da sociedade civil, cobrança esta de um assistente social competente e qualificado, de um profissional preparado para enfrentar a realidade brasileira recheada de problemas e conflitos sociais.

Segundo o entendimento de Iamamoto

“pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação. Desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo”.

Então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com