TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Investigativa Em Serviço Social: Os Desafios Da Implementação Da Pesquisa Durante A Formação Do Assistente Social.

Monografias: A Pesquisa Investigativa Em Serviço Social: Os Desafios Da Implementação Da Pesquisa Durante A Formação Do Assistente Social.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo:

A perspectiva deste trabalho foi estabelecer a partir questionamentos levantados pelas discentes, durante o semestre, a importância da pesquisa investigativa durante o processo de graduação. Nosso propósito foi entender de que forma a pesquisa, no de curso de Serviço Social, incentiva a criação de uma postura crítica, atuante e interventiva. Ciente da freqüente dicotomia entre teoria e prática, modelo estimulado pelo Capital, a investigação não deve ser uma atividade pertencente aos muros acadêmicos e antagônica à intervenção. Neste sentido, essa falsa oposição deve ser superada, pois, a investigação subsidia intervenção. Este estudo busca mapear as dificuldades de aplicação da pesquisa durante a formação do assistente social. Percebe-se que a investigação em Serviço Social se produz através do desenvolvimento do senso critico do profissional ao sair do campo do imediatismo, estabelecendo ferramentas que vão nortear sua pratica, bem como, suas mediações através do desvendamento da realidade aplicando novas possibilidades de atuação nas diversas expressões da questão social. Daí, a importância do estimulo da pesquisa nas primeiras fases graduação. Nesse contexto, ela possibilita uma maior aproximação do sujeito ou grupo social a ser estudado, contribuindo assim, para a percepção coerente da realidade, saindo do campo aparente das demandas, focando nas reais necessidades dos usuários. A pesquisa na dimensão formativa do Serviço Social propicia aos discentes uma aproximação salutar com a realidade, embasando sua futura ação profissional, construindo sua visibilidade a partir de informações e análises consistentes sempre pautadas na atitude investigativa, saberes e alternativas de superação das condições de privação e exclusão social. PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social; pesquisa; formação.

1. Introdução

A pesquisa investigativa no Serviço Social durante a academia vem contribuindo como instrumento metodológico que permite ao discente refletir sobre o cotidiano profissional, possibilitando uma maior aproximação com a realidade. Nesse contexto, a pesquisa na formação propicia momentos privilegiados de aquisição de novos conhecimentos, cooperando para o desenvolvimento do senso critico e o aprimoramento intelectual, reafirmando assim, o Projeto Ético Político Profissional.

Para abordar as percepções sobre a pesquisa acadêmica em Serviço Social utilizaremos a metodologia qualitativa, que segundo MINAYO 2007, a pesquisa qualitativa, quantitativa e exploratória discutem e somam ideias variadas que se associam o determinado tema em questão, e assim construir um trabalho.A pesquisa qualitativa pode ser caracterizada como a tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos entrevistados, em lugar da produção de medidas quantitativas de características ou comportamentos. Salienta-se que: A abordagem quantitativa quando não exclusiva, serve de fundamento ao conhecimento produzido pela pesquisa qualitativa. Para muitos autores a pesquisa quantitativa não deve ser oposta à pesquisa qualitativa, mas ambas devem sinergicamente convergir na complementaridade mútua... (MARTINELLI,1994, p. 34).

Como técnica metodológica utilizaremos a pesquisa bibliográfica, a qual baseia-se na coleta de dados de diversos autores sobre um determinado assunto. Segundo Lakatos, (1992, p.44): “a pesquisa bibliográfica permite compreender que, se de um lado a resolução de um problema pode ser obtida através dela, por outro lado tanto a pesquisa de laboratório, quanto a de campo (documentação direta) exige como premissa, o levantamento do estudo da questão que se propõe a analisar e solucionar.

2. A produção de conhecimento em Serviço Social

A profissão de Serviço Social, é considerada uma profissão interventiva, assim, seja na área acadêmica ou na área de intervenção profissional, é primordial a utilização da pesquisa como instrumento científico que possibilite sistematizar o conhecimento dos fatos que vão embasar o desvendamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com