TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  1.267 Visualizações

Página 1 de 3

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO ASSISTENTE SOCIAL NA

              contemporaneidade.

O trabalho Social tem por objetivo lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, buscando favorecer todos aqueles que necessitam. De forma comprometida e ética com a afirmação da democracia, liberdade, igualdade e a justiça social, lutando pelos direitos e a cidadania em direção do desenvolvimento social.

O assistente social precisa ter um olhar aguçado para a situação em que a população atendida se encontra, para isso é necessário trabalhar com investigação, planejamento e gestão. O planejamento é a ferramenta que indica a direção que um profissional deve percorrer, com objetivos e metas a alcançar. A gestão caminha junto para garantir a execução de tarefas, como direcionar a ação, ampliando o exercício do profissional no desenvolvimento de projetos.

Estes instrumentos são fundamentais, pois norteiam o trabalho deste profissional; porém além destas ferramentas é muito importante o uso do conhecimento, habilidade e atitude no processo de desenvolvimento da ação profissional. Tendo como objetivo estimular o protagonismo dos usuários.

A pesquisa no Serviço Social é de extrema importância, pois trabalha com a construção do conhecimento trazendo um rico processo de aprendizagem, planejamento e estratégia, contribuindo para tomada de novas decisões das políticas, elaborando um perfil do usuário visando o fortalecimento de vida e atendimento adequado, sendo que na pesquisa social o pesquisador irá trabalhar com experiências e histórias de vida com isso é necessário uma maior aproximação entre as partes, ainda o pesquisador necessita estar apto a desenvolver novas metodologias tornando acessível o acesso e a garantia dos direitos.

É dever do Estado a garantia de direitos destas políticas sociais, tais como: a Educação, Saúde, Previdência, Habitação, Segurança e Assistência Social. Cabe ao profissional receber esta demanda, sempre mantendo a ética, o respeito ao próximo, atuando na questão social no conjunto de ações e fortalecimento da democracia. Para isso, o profissional sempre deve utilizar em sua atuação, os conhecimentos teóricos e práticos em busca de uma sociedade transformadora.

O profissional de hoje deve se adequar ao sistema vigente, visto que as expressões da questão social são bem evidentes, fazendo com que o assistente social atue diretamente com os usuários, entendendo as reais condições de vida deles e as demandas da classe trabalhadora de uma forma geral. O Brasil vive um período bastante movimentado, fazendo com que as políticas sociais atuem de forma efetiva no processo de descentralização, como já dizia Iamamoto:

“O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar. É necessário alimentar os sonhos e concretizá-los dia-a-dia no horizonte de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários. ” (IAMAMOTO 2000. P. 17)

Diante dos desafios enfrentados pelo assistente social no dia atuais, devemos trabalhar por uma transformação do indivíduo buscando sua autonomia, assim diminuindo as desigualdades sociais existentes desde o período da industrialização entre o proletariado e a burguesia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com