TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição e Analise Sociocultural

Por:   •  26/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  1.217 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição e Análise Sociocultural

Escolhi descrever e analisar uma festa de aniversário, pois essa cerimônia normalmente é muito comemorada, ela celebra mais um ano de vida. As festas de aniversário mais esperadas são a do primeiro ano, a de quinze anos (para as meninas) e a de dezoito anos (para os meninos). Esta última é menos esperada, já que muitos meninos não se importam tanto com essas “besteiras”. Penso que a festa do primeiro ano é a mais esperada e comemorada pela família de uma criança. A festa marca o fato de a criança ter sobrevivido ao primeiro ano de vida, pois antigamente os  índices de mortalidade infantil eram muito altos. A partir daí surgiu a tradição que é seguida ate hoje. Na festa de quinze anos, a maioria das meninas celebra a fase que estão passando da infância para adolescência. E a de dezoito anos festeja-se a maioridade dos meninos, mas muitas meninas hoje também comemoram essa idade.

As pessoas dizem que ele é ritual é um marco muito importante, porque comemoramos a vitória de mais um ano de vida, e celebrar a vida é sempre bom. Isso porque o primeiro ano no desenvolvimento infantil é o mais dificil, é o período em que a criança depende totalmente dos seus pais e dos outros adultos. Ela passa por um maior número de transformações, fazendo com que os pais passem por situações inéditas em sua vida.

        A análise sobre o tema será a partir do método de observação participante, o qual proporcionará uma melhor abrangência sobre o assunto que advém dos fenômenos socio-culturais impregnados no ritual proferido a pesquisa.

[pic 1]

   

INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

CURSO DE QUÍMICA

DESCRIÇÃO E ANALISE SOCIOCULTURAL

Salvador

2011

 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Aluna: Keila Querino

Professor: Fabio Baldaia

Disciplina: Sociologia

Turma: 8812

Data da entrega: 22/12/2011

DESCRIÇÃO E ANALISE SOCIOCULTURAL

Salvador

2011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com