TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desempenho Do Assistente Social

Trabalho Universitário: Desempenho Do Assistente Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  1.681 Visualizações

Página 1 de 4

Desempenhos e Desafios dos Assistentes Sociais

Baseado no contexto de contratação e na qualidade de Assistente Social brasileiro (a), contratado (a) pelo Conselho Federal de Serviço Social para desenvolver uma análise crítica da Lei 8.662, de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e outras atribuições, conversamos com a Assistente Social Lucilene Barbosa Mendonça CRESS: 1569-GO, baseado em seu discurso podemos transcrever que em conformidade com a Lei prevista no artigo abaixo no que se refere competência do Assistente Social:

“Art. 5 o -A. A duração do trabalho do Assistente Social é de 30 (trinta) horas semanais.”

Art. 2 o Aos profissionais com contrato de trabalho em vigor na data de publicação desta Lei é garantida a adequação da jornada de trabalho, vedada a redução do salário.

Pensando assim observa-se que a Lei e sua aplicação prática no exercício do Serviço Social contemporâneo é cheio de desafios e recheados de uma longa história e marcado por inúmeras lutas sociais.

Observamos que os problemas e desafios encontrados pelos assistentes sociais em seu cotidiano são muitos, pois, desde os primórdios da profissão, o trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais é direcionado majoritariamente à população que vive em condição de vulnerabilidade social e em condição de pobreza. Excluída do processo produtivo, do acesso da produção de bens e serviços, essa população procura no assistente social o profissional que poderá ampará‐los, orientá‐los para que possa usufruir do bem‐estar social.

O assistente social atua em uma via de mão‐dupla: mesmo entendendo que as expressões da questão social são o seu objeto de intervenção e matéria–prima do seu exercício profissional, predominam, nesse período inicial, ações dirigidas às questões que se voltam ao modo como os “clientes” vivem em seu meio social. Ao trabalhar nessa perspectiva, o profissional reforça a realização de atividades cujo rumo demarca a mudança de comportamento dos indivíduos e sua adequação para melhor inserção na ordem social; na justiça social, pela via da solidariedade humana, e no controle da pobreza, não discutindo os impactos da subalternidade na vida em sociedade. O objeto de intervenção assume alguns relevos, porém, sem perder seu cariz: a articulação harmoniosa entre o Estado e a sociedade para a garantia do desenvolvimento econômico e do bem‐comum.

O assistente social é contratado para prestar serviços nessas organizações; é reconhecido e se reconhece como profissional da prática, identificando‐se com as atividades demandadas pelos gestores, com as determinações presentes na organização que o contrata como profissional assalariado.

Fundamentalmente, o assistente social é um profissional assalariado, contratado por essas organizações e submetido às suas regras. A atividade do profissional de Serviço Social, como tantas outras profissões, está submetida a um conjunto de determinações sociais inerentes ao trabalho na sociedade capitalista, quais sejam: “ [...] o trabalho assalariado, o controle da força de trabalho e a subordinação do conteúdo do trabalho aos objetivos e necessidades das entidades empregadoras” (COSTA, 2000, p. 37).

Uma observação importante é que, mesmo regulamentada como profissão de caráter liberal, majoritariamente os assistentes sociais trabalham como profissionais assalariados, prestando serviços em diferentes áreas, e como saúde, educação, assistência social, habitação, docência, entre outros, o que incide diretamente em sua autonomia e possibilidade de construir respostas profissionais. Ao assumir os objetivos da organização como os da própria profissão, parcela dos assistentes sociais demonstra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com