TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  3.820 Palavras (16 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

1. Introdução 4

2. Capitulo I - Conceitos dos Indicadores Que medem os Índices de Desenvolvimento 5

3. Capitulo II - Análise os Índices dos países de compõe o BRICS e Analises de Índices da Cidade de Pelotas. 7

4. Capitulo III - Conclusão. 14

5. Capitulo IV - Referencias Bibliográficas 15

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que o desenvolvimento econômico se dá através da economia local de um país, estado ou município. A economia analisa a produção e a distribuição de bens e serviços, ou seja, tudo aquilo que uma região produz, fazendo com que gere rendas para os países, estados ou municípios. Temos como objetivo neste trabalho tratar um pouco do assunto Desenvolvimento econômico, para isso iremos conceituar os indicadores que medem o desempenho econômico, utilizando dessas informações, analisaremos os índices locais da cidade de Pelotas e faremos um comparativo com os países do grupo do BRICS, que são países considerados em desenvolvimento e onde se encontra o Brasil, Rússia, Índia, China e mais recentemente a África do Sul. .

2. Capitulo I - Conceitos dos Indicadores Que medem os Índices de Desenvolvimento.

Antes de sabermos como mensurar dos índices de desenvolvimento iremos falar um pouco sobre o tema propriamente dito. O assunto desenvolvimento, não é recente e vem sendo estudado desde a época do capitalismo e tem analisando de forma prática as atividades econômicas das nações, buscando assim caracterizar os aspectos que nos levam a conclusão de que um país ou região é desenvolvido enquanto a outra não, ou ainda o porquê de uma nação ser mais rica que a outra.

Ao longo do tempo os estudos sobre desenvolvimento foram sendo aperfeiçoados de forma que hoje contamos com ferramentas que nos proporcionam conhecer as características econômicas e de vida das nações e sendo assim nos dão condições de comparar os índices de uma região para a outra.

Desenvolvimento Econômico se dá quando a renda real de uma nação aumenta em um período longo de tempo, demonstrando assim um crescimento nacional e ainda afirmando que um país ou região estão em desenvolvimento.

Conceituaremos a seguir os indicadores do PIB, o Índice de GINI, a Curva de Lorenz e IDH.

O PIB - Podemos conceituar o Produto Interno Bruto como sendo a soma de todos os bens e serviços produzidos numa determinada região, e apurado em um período determinado de tempo (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um indicador muito utilizado no estudo da economia como um todo, tendo como objetivo medir a captalização de uma região. Para se obter a renda per capita de uma região devemos dividir o valor do PIB pelo numero de habitantes dessa região. Em 2012 segundo dados do IBGE a soma de todas as riquezas do Brasil foi de 4.403 trilhões, se dividirmos esse valor pelo número de habitantes que se estima ser de 193.946.886 em 2012, pode dizer que cada brasileiro é responsável por R$ 22.702,09 da produção de riquezas do país. .

Índice de Gini - É rotineiramente utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda, mas pode ser usada para qualquer distribuição. Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 se refere à total igualdade de renda e 1 se refere à total desigualdade. O índice de Gini é o coeficiente mostrado de forma percentual e calcula a porcentagem mais pobre e a mais rica. Abaixo gráfico demonstrando o desempenho em um período de 10 anos.

Ano Índice

2001 0,594

2002 0,589

2003 0,583

2004 0,572

2005 0,569

2006 0,562

2007 0,556

2008 0,547

2009 0,542

2010 0,530

2011 0,527

Curva de Lorenz - é permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade, além de permitirem que ordenemos distribuições de renda sob um ponto de vista de bem-estar através de um gráfico, onde quanto mais perto da linha da perfeição mais é a igualdade se for o contrário maior é a desigualdade.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Usando um índice de 0 a 1 onde mais perto do 0 menos é o desenvolvimento humano e quanto mais perto do 1 maior é o desenvolvimento humano. Para tal relatório do Desenvolvimento Humano, o IHD representa uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento humano: viver uma vida longa e saudável, educação e renda (onde está é medido pelo PIB per capita em dólares PPC). Para se calcular o IDH basta somar a longevidade + educação + renda e dividir por 3.

3. Capitulo II - Análise os Índices dos países de compõe o BRICS e Analises de Índices da Cidade de Pelotas.

No Brasil e na América latina, o debate sobre desenvolvimento econômico tem uma longa trajetória.

Até os anos setenta este conceito esteve ligado á idéia de crescimento econômico, tendo como base o projeto desenvolvimentista, que implantou o processo de modernização industrial e capitalista.

Já nos anos oitenta, com o esgotamento do projeto desenvolvimentista, surge á discussão sobre o desenvolvimento capitalista e industrial ocorrido no Brasil no período anterior não tinha pensado incluir às camadas da população, a miséria e a pobreza, manifestando-se assim como problemas centrais.

Através do presente artigo, pretende-se analisar e discutir a questão do desenvolvimento em Pelotas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com