TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Monografias: Desenvolvimento Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  7.978 Palavras (32 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 32

ATPS – Desenvolvimento Econômico

SUMÁRIO

- INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------- 04

- PIB ------------------------------------------------------------------------- 05

- INDICE DE GINI -------------------------------------------------------- 07

- CURVA DE LORENZ -------------------------------------------------- 08

- IDH -------------------------------------------------------------------------08

- BRICS ----------------------------------------------------------------------09

- IDH DA REGIÃO-------------------------------------------------------- 11

- ECONOMIA --------------------------------------------------------------13

- EDUCAÇÃO ------------------------------------------------------------- 13

- BRICS ----------------------------------------------------------------------16

- DESENVOLVIMENTO (PNUD) --------------------------------------16

- CIÊNCIA E TECNOLOGIA --------------------------------------------17

- CARGA TRIBUTÁRIA -------------------------------------------------19

- IDH DA REGIÃO---------------------------------------------------------20

- DESENVOLVIMENTO SOCIAL -------------------------------------27

- CONCLUSÃO------------------------------------------------------------33

- BIBLIOGRAFIA -------------------------------------------------------- 34

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento ou crescimento econômico é definido como o êxito na competição entre os Estados- nação. Entendido nestes termos, não é simplesmente o resultado de instituições que garantem a propriedade e o contrato, mas de uma estratégia nacional de desenvolvimento que tem como agente a Nação e, como instrumento, seu Estado.

É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas. Visto sob o ângulo da demanda, o desenvolvimento econômico depende principalmente de uma taxa de câmbio competitiva, mas nos países em desenvolvimento há uma tendência à sobre-apreciação dessa taxa que, no entanto, os países ricos negam.

O aspecto fundamental é que desenvolvimento econômico não pode ser analisado, somente, por meio de indicadores como crescimento do produto real ou crescimento do produto real per capita. Desenvolvimento econômico deve ser complementado por indicadores que representem, ainda que de forma incompleta, a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, bem como a elevação das condições de saúde, nutrição, higiene, moradia, dentre outras variáveis sociais.

ETAPA 1

Passo 1

Conceitos PIB = Produto Interno Bruto

A desigualdade de Vida no mundo é muito visível, o Produto Interno Bruto (BIP) é o principal indicador utilizado como medidor de um País.

PIB – PRODUTO INTERNO BRUTO

O PIB - Produto Interno Bruto - é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostas e energia).

PIB NOMINAL

Produção de bens e serviços avaliada a preços correntes.

PIB REAL

Produção de bens e serviços avaliada a preços constantes.

PIB PER CAPTA

PIB per capita (divisão do PIB pelo número de habitante).

Com a expansão registrada em 2011, o PIB per capita alcançou R$ 21.252, em valores correntes. De acordo com o IBGE, em 2010, o PIB per capita havia crescido 6,5%, enquanto a economia havia registrado expansão de 7,5%.

É muito importante relacionar o crescimento da produção (PIB) com o da população do país, pois, é esta relação que determinará se, na média, a população está "enriquecendo" ou não. Como exemplo pode-se observar os resultados do ano de 2012: mesmo com o crescimento de 0,9%, “o pior desempenho desde o pico da crise, em 2009, quando encolheu 0,3%. O resultado ficou abaixo do PIB de 2011, que avançou 2,7%” a evolução do PIB per capita foi negativo, segundo ministro da fazenda reconheceu que os números vieram abaixo das expectativas do governos, evidenciando que a população cresceu mais do que a produção naquele ano, mostrando que na média a população empobreceu. É importante lembrar que o PIB per capita é apenas uma média indicativa: a distribuição deste ganho ou perda se dá de forma desigual entre as diferentes pessoas, e este efeito não pode ser captado neste indicador.

FÓRMULA PARA O CÁLCULO DO PIB

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) faz a medição do BIP e sua formula para o calculo é: PIB = C+I+G+X- M, Onde, C (consumo), I (investimento totais feito na região), G ( gasto com governo), X (exportação), e M (importação). Dessa forma , o PIB de um Pais é utilizado para avaliar o padrão de vida de uma sociedade pois determina a possibilidade de bens e serviços a serem utilizado por ela.

PIB DO BRASIL EM 2011

No ano de 2011 o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 2,7% sobre o ano anterior (2010), totalizando R$ 4,143 trilhões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com